the feminst patronum logo

Uma Voz Contra o Poder | Longa denuncia uso de alimentos transgênicos

Atualizado: 21 de abr.

Alimentos transgênicos são produtos (orgânicos ou industrializados) que tiveram seu DNA modificado pela inserção de um ou mais genes de outro organismo. Muitos alimentos industrializados produzidos a partir de grãos ou óleo de soja, podem utilizar genes transgênicos e, portanto, são alimentos derivados de transgênicos.


Há estudos que defendem o lado positivo desses alimentos, propostas voltadas para a segurança alimentar, como a food safety, (produtos sem agrotóxicos, ou de substâncias que possam colocar em risco a saúde), e a food security (consumo de alimentos com composto nutricional adequado à saúde). Mas tudo isso envolve - inevitavelmente - o oposto: o aumento da produtividade exige encurtar o tempo necessário para produzir e distribuir novos cultivos, maior resistência às doenças e às pragas, fazendo amplo uso de biotecnologia e engenharia genética, que levam a questionamentos como: quais as consequências ambientais e para saúde?


A presença de transgênicos (ou derivados) em nossa alimentação vem da adoção de microrganismos GM na indústria e agricultura. Em 1996, 1,7 milhão de hectares eram cultivados com transgênicos, em 2018 este número chegou a 191,7 milhões de hectares, um aumento de 113 vezes, sendo comercializados em pelo menos 70 países. (Via: CropLife Brasil. 2020).


Alimentos industrializados geneticamente modificados ou que possuem em sua base algum ingrediente transgênico recebem um selo em sua embalagem, como na imagem:


Salgadinho com selo transgênico, indicando conter milho geneticamente modificado.

A partir de todo esse questionamento, baseado em eventos reais, estreou em 4 de março 'Uma Voz Contra o Poder' (Percy vs Goliath), como uma denúncia a este tipo de produção e o monopólio da grande indústria contra pequenos produtores.


O filme acompanha a disputa judicial entre Percy Schmeiser (agricultor de canola, interpretado por Christopher Walken) e a Multinacional Monsanto. O conflito começou em 1998 e se estendeu por anos. A empresa acusava Percy de cultivar sem licença sementes transgênicas da Monsanto em sua terra. O agricultor que tinha a fazenda em sua família há gerações, na verdade, testava de modo caseiro misturas que poderiam o auxiliar na produção de canola, e consequentemente na venda e renda para sua família. Ao reunir as provas para a sua defesa no tribunal, descobre que está lutando por milhares de agricultores diariamente prejudicados por grandes empresas em todo o mundo e acaba se tornando um símbolo desta luta.


A Monsanto (até 2019) já acumulou mais de 13.400 processos em torno do glifosato, pesticida considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como “provavelmente cancerígeno”. Percy Schmeiser faleceu em 2020 aos 89 anos.



O longa de clima country está disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais

Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.



thheeeee feeeeem (1).png