the feminst patronum logo

Tudo que você precisa saber sobre 'Shang-Chi', o novo filme da Marvel Studios

Em 02 de setembro, espectadores e fãs da Marvel vão conhecer a história de Shang-Chi (Simu Liu) em “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”. O filme conta sobre esse jovem chinês criado por seu pai em reclusão e treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.


“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” é dirigido por Destin Daniel Cretton e produzido por Kevin Feige e Jonathan Schwartz, com Louis D'Esposito, Victoria Alonso e Charles Newirth como produtores executivos, e David Callaham, Destin Daniel Cretton e Andrew Lanham como roteiristas.

Divulgação: Marvel Studios

ORIGEM

A primeira aparição de Shang-Chi aconteceu nos 1973 em um quadrinho da Marvel, na revista Special Marvel Edition #15. O personagem nos quadrinhos era filho do famoso guerreiro, feiticeiro e lorde do crime, Wenwu, e foi treinado desde pequeno para ser uma arma de combate. Quando descobre os planos malignos de seu pai, Shang-Chi se rebela contra ele e se alia com os inimigos dele. Nos quadrinhos, o personagem é, inclusive, responsável por treinar o Homem-Aranha em artes marciais.

PODERES

Shang-Chi é um humano comum e não possui poderes mágicos, apenas habilidades que foram aperfeiçoadas com anos de treinamento. Considerado um dos maiores lutadores de artes marciais da Terra, ele é familiarizado com muitos estilos de luta, especialmente os chineses, como Kung Fu, o que lhe rendeu o título de Mestre do Kung-Fu. Graças à sua força e seu chi - uma energia interna que o ajuda não apenas no combate, mas também no controle de suas emoções em situações tensas – Shang-Chi se tornou um grande herói.

VILÃO

O grande vilão da história de Shang-Chi é o seu próprio pai, Wenwu, que comanda a Organização dos Dez Anéis. Treinado desde criança por essa misteriosa organização, onde foi membro por anos, Shang-Chi deve confrontar novamente o seu passado ao deparar-se com a teia de intrigas.

DEZ ANÉIS

A lenda dos Dez Anéis diz respeito aos anéis criados por uma raça alienígena chamada de Makluans, que foram descobertos por Wenwu nos destroços de uma espaçonave. Em cada anel foi preso um guerreiro cósmico diferente e cada um dos artefatos confere com poderes únicos a quem os usa.



Além de Simu Liu, o filme também é estrelado por Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Fala Chen, Meng’er Zhang, Florian Munteanu e Ronny Chieng. Conheça os personagens:

Simu Liu - Shang-Chi

Conhecido pelo seu personagem Jung na série Kim’s Convenience, Simu Liu dá vida à Shang-Chi, um jovem chinês que foi treinado desde a infância pela misteriosa Organização Dez Anéis. No filme, Shang-Chi deve confrontar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando é atraído de volta para a teia de seu pai.

Tony Leung - Wenwu

Tony Leung Chiu-wai é um ator e cantor chinês, vencedor do prêmio de melhor ator do Festival de Cannes por seu papel em Amor à Flor da Pele, além de ter recebido sete galardões do Prêmio Cinematográfico de Hong Kong e outros três do Cavalo de Ouro de Taiwan. Ele interpreta Wenwu, pai de Shang-Chi e o temido líder da Organização dos Dez Anéis, que ficou escondida nas sombras desde sua primeira aparição no MCU.

Meng’er Zhang - Xialing

A atriz, cantora e modelo chinesa dá vida a Xialing, irmã distante de Shang-Chi, que aparece de repente em sua vida. No filme, ela deve escolher entre a vida solitária que criou para si mesma ou se juntar a seu irmão na luta contra os Dez Anéis.

Fala Chen - Li

Conhecida por seus papéis em séries dramáticas de Hong Kong, incluindo Steps, Triumph in the Skies II e Lives of Omission, a atriz interpreta Li em “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”. A personagem é um espírito independente e uma artista marcial habilidosa, além de ser a benevolente e dedicada mãe de Shang-Chi e Xialing.

Awkwafina - Katy

A atriz, compositora e rapper norte-americana de origem sino-coreana Awkwafina dá vida a Katy, a amiga mais antiga e mais próxima de Shang-Chi. Katy é uma pessoa de espírito livre, despreocupada e intensamente leal. Katy é uma confiável companheira com sua própria jornada de autodescoberta que acompanha Shang-Chi em sua missão

Florian Munteanu - Razor Fist

Florian Munteanu ficou conhecido por interpretar Viktor Drago no filme Creed II. Já em “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, o ator interpreta Razor Fist, um dos soldados mais leais de Wenwu, que encontrou uma família e um propósito nos Dez Anéis. Ele subiu na hierarquia para se tornar um dos lutadores mais fortes e brutais da organização.

Michelle Yeoh - Ying Nan

A atriz e bailarina malaia - mais conhecida por suas participações em filmes chineses de artes marciais, como O Time e o Dragão, e por interpretar Bond Girl no filme 007 – O Amanhã Nunca Morre - dá vida a Ying Nan, tia de Shang-Chi e Xialing, e uma respeitada líder e guerreira de Ta Lo, o reino onde vive.


Divulgação: Marvel Studios

O que são os Dez Anéis?

A lenda dos Dez Anéis diz respeito aos anéis criados por uma raça alienígena chamada de Makluans, que foram descobertos por Wenwu - pai de Shang-Chi - nos destroços de uma espaçonave. Em cada anel foi preso um guerreiro cósmico diferente e cada um confere com poderes únicos a quem os usa. Segundo as HQs de Shang-Chi, que inspiraram o roteiro do filme, são eles os anéis:


  • Explosão de Gelo: este anel tem a capacidade de atordoar um adversário através do frio, podendo diminuir sua temperatura até bem próximo do zero.

  • Mento-Intensificador: aumenta os poderes mentais. Assim, ele permite que quem o usa controle mentes e crie ilusões.

  • Explosão Elétrica: cria fortes correntes de energia.

  • Explosão de Chamas: emite um raio de calor de radiação infravermelha que geralmente resulta em chamas.

  • Luz Branca: é capaz de alterar a gravidade e emitir energia eletromagnética de várias formas.

  • Luz Negra: pode absorver toda a luz, criando áreas de completa escuridão

  • Feixe de Desintegração: tem o poder de destruir ligações entre átomos e moléculas. Uma vez que esta não é uma habilidade qualquer, há um tempo de recarga de 20 minutos antes de ser possível utilizá-la novamente.

  • Feixe de Vortex: permite a quem o usa manipular o ar de diversos modos.

  • Feixe de Impacto: conta com uma variedade de aplicações possíveis, podendo derrubar inimigos, desviar projéteis, criar vibrações sônicas e mais, tudo através de uma forte emissão de energia.

  • Reorganização da Matéria: dá ao usuário a capacidade de manipular matéria. Desse modo, é possível alterar o estado físico das coisas, transformando algo de sólido para líquido ou líquido para gasoso, por exemplo.


O que preciso saber do MCU para assistir ao filme?

Essencialmente, é preciso lembrar dos acontecimentos de 'Homem de Ferro 3', e possuir uma breve noção sobre o BLIP, que aconteceu em 'Vingadores: Guerra Infinita'.