the feminst patronum logo

Torto Arado: O resgate da força, união e da história de um Brasil ex-escravocrata

O livro Torto Arado, lançado em 2018 e escrito pelo geógrafo Itamar Vieira Junior, é uma das obras contemporâneas de maior peso social para a literatura brasileira. O livro se passa em um tempo histórico onde deixa claro o passado escravista mal resolvido e cheio de questões que carregamos até hoje.

Neste livro, Itamar achou as sentenças perfeitas, ressignificou e trouxe à tona a visão correta de um Brasil que não nos mostram nas aulas de história. Se você se interessa pela história de um Brasil após a Lei Áurea e a situação, deplorável e desumana, que os “ex-escravos” viveram, Torto Arado te dará um parâmetro da vivência e do descaso de muitos dos nossos antepassados.


A seguir, a publicação pode conter spoilers do livro!


A trama gira em torno da história das irmãs da Chapada Diamantina, Bibiana e Belonísia que, ao sofrerem um evento traumático na infância, onde uma das irmãs cortou a língua e se tornou muda, se viram conectadas para sempre, um elo que fez com as irmãs quase se tornassem uma.


A história se torna ainda mais interessante por manter firme a ideia de mulheres no protagonismo do livro, mulheres fortes, criadas por mulheres fortes e tentando repassar a resistência através das gerações. Em um ambiente onde a terra, a roça e o arado são os únicos meios de sustento, uma comunidade se vê presa no pedaço de terra ‘dado’ por um senhor que nunca vem às terras para prestar contas mas que, também nunca pensou em dar nenhum tipo de suporte aos seus empregados.


A luta pelas terras e pelo direito de estar é um dos principais fatores que desenvolvem a trama. Com assuntos que passeiam entre discriminação racial, religião não cristã, a resistência e força de um povo esquecido e a luta pelos direitos de educação e moradia, o livro é conversa diretamente com cenários que parecem não ter se desenvolvido até agora.


Se você é um leitor assíduo e que se interessa pela literatura com cenário nacional, conversa fácil sobre assuntos que são aptos de lutas até hoje, Torto Arado será o livro certo para entrar na sua lista de leitura.




estelar tfp.png