• YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2019 por The Feminist Patronum.

Star Wars e a FORÇA das Mulheres

Atualizado: 21 de Jul de 2019

Não há nenhuma fã de Star Wars que não admire as mulheres fortes que representam a franquia: Carrie Fisher, a atriz que interpretou a Leia, disse um dia que “na galáxia só existe a Princesa Leia”.


(c) Lucasfilm Ltd. All Right reserved.

Isso é um pouco verdade já que, durante muito tempo, existiu pouca representação feminina na franquia de George Lucas e foi Fisher a responsável por incentivar a que começasse a existir mais personagens femininas nos filmes sci-fi.


E sejamos sinceras: quem de nós, mulheres apaixonadas pela cultura geek, não se arrepia ao ver o nosso sexo dominar a força? Porque existem personagens nos filmes que o fazem perfeitamente e são essas que vamos apresentar hoje no TFP.


Caso gostassem de ver artigos especiais sobre as mulheres das novels, de séries alternativas como Star Wars Rebels ou mesmo daquelas que somente foram mencionadas por outros personagens, não se esqueçam de falar lá no nosso Instagram ou no Twitter!



1 – LEIA


Copyright: Lucasfilm Ltd. & ™, All Rights Reserved.

Leia Organa foi a primeira mulher a ter verdadeira representatividade e protagonismo na célebre franquia da Guerra das Estrelas. É bem mais do que mãe de Kylo Ren. Tal como foi descrito nos comics de Star Wars Legends, Leia salvou Luke do Lado Negro da Força quando estava grávida do terceiro filho! Foi ativista, senadora e depois general na galáxia e, embora tenha passado por muito (nomeadamente filhos a desistir da causa anti-império e virarem para o Lado Negro), manteve-se sempre forte!


2 – REY


(c) 2019 ILM and Lucasfilm Ltd. All Right reserved.

Sabemos pouco ou nada sobre quem foi no passado Rey, a nova protagonista da geração moderna Star Wars. No entanto, conseguimos saber quem ela é agora: uma sobrevivente, uma guerreira que possui uma ligação muito forte com a força e que a consegue canalizar para o bem. Mesmo antes de ter o seu sabre de luz, já conseguia defender-se e ver-se livre de situações perigosas apenas por si mesma. É uma mulher incrível!


3 – JYN


Copyright: 2016 Lucasfilm Ltd. & ™, All Rights Reserved.

Rogue One é um spin-off de Star Wars que conta a história de Jyn e Cassian, comandantes da nave Rogue One, uma das maiores responsáveis pela execução de planos que possibilitaram explodir a Estrela da Morte. Apesar do final de arrasar corações, Jyn Erso foi a definição de badass durante todo o filme, lutando e comandando a sua nave. Ela era mesmo impressionante e, na minha opinião pessoal, uma das minhas personagens favoritas na franquia.


4 – MAZ KANATA


Lucasfilm Ltd. & ™, All Rights Reserved.

Maz Kanata, a cômica comerciante que fez a sua primeira aparição no “Despertar da Força”, roubando quase todo o filme para ela. Os seus óculos malucos são engraçadíssimos e ela tem conhecimento da força como ninguém na galáxia.


5 - PADME AMIDALA


Copyright: Lucasfilm Ltd. & ™, All Rights Reserved.

E para fechar o nosso post com chave de ouro, apresento para vocês a Senadora (e rainha até) Padme Amidala. Ao longo da trilogia que acompanhou a transformação de Anakin Skywalker no temível Darth Vader, Padme foi muitas vezes forçada a fingir ser outra pessoa por questões de segurança, já que, devido à sua influência estratégica e política, muita gente a tentava assassinar. Ela própria conseguiu unir nações para recuperar Naboo, o planeta que governou durante algum tempo. Assim como a filha, passou por muitos acontecimentos traumáticos, como perder o amor da sua vida para o Lado Negro. Perdeu a própria vida ao dar à luz os gêmeos Luke e Leia, mas foi uma personagem cativante e que representa o espírito feminino incrivelmente.




nossa equipe tfp.png