• YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2019 por The Feminist Patronum.

Resenha: O Mundo De Lore: Criaturas Estranhas

O que são os vampiros, zumbis, e as lendas urbanas todo mundo sabe.

Mas você sabe onde, quando e porque esses mitos surgiram?


O mais novo lançamento da DarkSide Books, O Mundo de Lore #1: Criaturas Estranhas, embarca em uma aventura de séculos atrás para explicar todos os detalhes do surgimento dos seres do folclore sombrio tão famosos da atualidade.





Lore é um podcast famoso e premiado de Aaron Mahnke, sendo lançado desde 2015, onde cada episódio apresenta um evento histórico assustador que pode ter dado origem aos mitos urbanos que conhecemos hoje.


Antes de ganhar uma adaptação em livro, o podcast Lore se tornou a uma série original da Amazon Prime Video, lançado em 2017, a série já possui duas temporadas disponíveis e com direito a cenas narradas pelo próprio autor do podcast e com produção de nomes que já trabalharam em séries renomadas, com a mesma temática, como The Walking Dead e X-Files.


“Ninguém quer morrer. Se o projeto humano passasse por uma revisão, essa seria uma das características modificadas. Nossa mortalidade é uma obsessão desde o princípio da própria humanidade.” - pág 36

Nesse livro, dividido em contos e capítulos separados por mitologias, você vai conhecer inúmeras histórias. O conhecimento e toda a pesquisa do autor é algo detalhado e muito bem escrito, me perguntei em diversos momentos "como ele sabe tudo isso??". Descobrir que os zumbis podem ter surgido da mitologia árabe, que o Drácula é a história sobre vampiros mais rasa, que os lobisomens tem descendência greco-romana, e como a mitologia grega tem sempre (sempre mesmo) uma explicação para tudo me surpreendeu bastante, esse livro foi uma verdadeira aventura de ler.


Outra questão que o livro apresenta, que é extremamente curiosa, é o quanto as doenças de cada época influenciaram no surgimento desses mitos. A forma como a população, que possuía pouco conhecimento sobre medicina, lidava com seus medos e inseguranças pode surpreender e assustar o leitor.


“Ás vezes, as situações pelas quais passamos são difíceis, ou dolorosas, ou as duas coisas. Ás vezes, as pessoas fazem coisas que deixam uma marca duradoura, como um eco que segue pelos anos.” – pág 188

Um dos pontos mais bacanas sobre o livro são os comentários do autor. Ele faz diversas observações pessoais, piadas, comentários irônicos, e em alguns momentos para de contar a história para perguntar ao leitor “você ainda está prestando atenção?” ou “você compreende o que eu quero dizer?” e segue como se a resposta obrigatoriamente fosse sim.


As ilustrações de M.S. Corley dão ainda um ar mais sombrio para o livro. O artista é conhecido também por ilustrar algumas das capas de Harry Potter e As Crônicas de Narnia.





Para finalizar, é justo também elogiar a Editora DarkSide Books pelo capricho que eles possuem ao desenvolverem seus livros. O Mundo de Lore não fica para trás no quesito beleza e qualidade, coisas que para um bom colecionador de livros isso faz a diferença na estante.


“Não acredite em nada do que ouve, e só acredite em metade do que vê.” - Edgar Allan Poe


Ficha técnica:

O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas #1

Aaron Mahnke

256 páginas

DarkSide Books

Escute o Podcast

Leia o primeiro conto aqui

Compre aqui







nossa equipe tfp.png