Resenha: O clube de Leitura de Jane Austen (com spoilers).

O livro, escrito por Karen Joy Fowler, descreve a rotina de um clube literário que se reúne ocasionalmente para discutir as obras da renomada escritora britânica. Aclamado como best-seller pelo The New York Times, brinca com o paralelo entre os romances de Jane Austen e a vida de seus personagens, integrantes do clube. Toda história é cercada de comparações entre os romances originais e a cada encontro onde a discussão de um livro é feita, uma história de um membro o clube é narrada, sempre em consonância com o livro da vez.


O clube foi ideia de Jocelyn, amante dos romances de Austen e que nunca chegou a se casar. O principal intuito de organizar o clube de leitura, foi distrair sua melhor amiga Sylvia de seu divórcio e alguns problemas familiares que possui com sua filha Allegra. Parte dos desentendimentos relacionam-se com o fato de Allegra ser lésbica e escolher um estilo de vida diferente do que Sylvia almejava para ela.




É impossível não se identificar com as personagens do livro, do início ao fim. Cada momento vivido por algum deles, pode se espelhar em nossa própria vida pessoal, ou identificamos alguém que já tenha passado por uma experiência parecida. A escrita de Karen Joy Fowler traz o que há de mais humano em Jocelyn, Sylvia, Prudie, Bernadette, Allegra e Grigg.

“ Cada um de nós tem uma Austen particular” , p.11

A frase que inicia o livro em seu prólogo já nos adianta o que viria a seguir e a própria autora descreve: “A Austen de Jocelyn escreveu romances maravilhosos sobre amor e namoro, mas nunca se casou”; “ A Austen de Bernadette era um gênio da comédia”.


Por mais que o livro se arraste em alguns momentos, não deixa de balancear esses momentos com outros em que o enredo flui perfeitamente, prendendo bastante a atenção. É um livro que não requer um entendimento sobre as obras de Jane Austen. Estas, servem somente como um contexto para trazer a tona a vivência dos personagens e estabelecer breves comparações.


Foto por The Feminist Patronum

Por tanto, sem mais delongas (até para não dar muitos spoilers) vale a pena a leitura do livro. A história dos personagens nos envolve de uma maneira que torcemos para que cada história tenha um final feliz e que tudo acabe bem. E somente nos aprofundando mais na leitura para sabermos o destino final de cada um.


E para os que desejarem, a autora inseriu sinopses dos seis romances de Jane Austen discutidos no clube de leitura entre as personagens na página 282. E um pouco mais a frente, na página 315, traz questões sobre os integrantes do clube para discussão.


  • Título: The Jane Austen Book Club

  • Autora: Karen Joy Fowler

  • Editora: Rocco

  • Ano: 2017

  • Páginas: 320

  • Compre por aqui e ajude nossa equipe.

  • Disponível no Kindle Unlimited.
















nossa equipe tfp.png
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2020 por The Feminist Patronum.