the feminst patronum logo

Resenha - Eleanor & Park

Eleanor & Park é um livro apaixonante da forma mais dura, real e autêntica possível.




Nele, você não se apaixona pela descrição de uma aparência deslumbrante ou pela descrição de uma vida que qualquer um gostaria de ter. Muito pelo contrário… em uma situação improvável, de forma natural e em meio ao caos da vida, um amor nasce, repleto de descobertas, sarcasmo e gosto geek.


O livro foi escrito pela autora estadunidense Rainbow Rowell e chegou ao Brasil em 2014.


A história é contada ora pela perspectiva de Eleanor, ora pela de Park, dois adolescentes de 16 anos… Ela é uma garota impopular, fora de qualquer padrão de beleza, usa roupas julgadas como esquisitas, vive em estado de pobreza e precisa lidar com o comportamento abusivo de seu padrasto.


Em contrapartida, Park é um menino com uma família bem estruturada, tem descendência asiática e uma popularidade ok na escola.


Apesar da perspectiva de Park ser presente e importante, Eleanor é a protagonista da história, pois, a vida que ela leva é repleta de dificuldades e questões que podemos refletir sobre como são reais na vida real e o romance com Park parecia algo improvável.


Sobre o enredo de forma resumida (e sem spoiler, juro)... tudo começa em um cenário comum, no ônibus para a escola que, quando Eleanor entra, automaticamente é analisada, julgada e vítima de bullying pelos colegas, entretanto, um garoto deixa que ela se sente ao seu lado.


Isso se repete pelos próximos dias, sendo o garoto em questão o Park, que costumava ler gibis como Watchmen e X-men, os quais Eleanor começou a ler sorrateiramente ao lado dele no ônibus.


Os dois não se tornaram amigos ou apaixonados à primeira vista, aliás, todo o contexto em que estavam inseridos, com as diferenças sociais como um todo, pareciam mantê-los automaticamente distantes, porém, Park levou uma pilha de gibis para Eleanor e o romance dos dois começou a nascer, mas não se engane, não foi uma história linda em que os únicos problemas eram sobre o próprio relacionamentos deles.


O enredo