the feminst patronum logo

Resenha: Daisy Jones & The Six

Com uma escrita envolvente, Taylor Jenkins Reid te transporta para a loucura dos anos 1970 banhada a “sexo, música e muitas drogas” apresentando uma história de amor e muita musica.

daisy jones and the six resenha
Foto por Camilia Gomes

Em Daisy Jones & The Six, a autora do sucesso Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, publicado no Brasil pela editora Paralela, apresenta a banda homônima (e fictícia) que fez um sucesso estrondoso na década de 70 e que chegou ao fim no dia 12 de julho de 1979 (e não, isso não é um spoiler!).


Narrado em formato de documentário, a história reconta como os The Six, banda criada pelos irmãos Billy e o Graham Dunne, que sempre sonharam em ser astros do rock com Pete, Eddie, Warren e Karen para integrar o grupo, e chegaram ao topo das paradas musicais com diversos hits. Após uma série de acontecimentos, Billy se vê dividindo os palcos com Daisy Jones, uma vocalista e compositora apaixonada pela arte, mas que sofre com fortes problemas com o abuso de álcool e drogas.


Billy, que sempre se auto declarou o líder da banda e estava envolvido em todas as etapas da gravação do disco First, se vê confrontado por uma mulher que não aceita abaixar a cabeça para ele e que coloca em risco o principal medo dele: comprometer sua sobriedade e seu casamento. Mas para tornar da The Six a maior banda do mundo, ele vai precisar aprender a conviver com o caos e escrever suas próximas canções com Daisy.


A história é tão bem ambientada, que é impossível não se sentir na grade de um show, na expectativa de ouvir o maior sucesso da banda e presenciar a experiência única de ver a química de Billy e Daisy ao vivo enquanto performam Honeycomb. Mais de uma vez, me peguei incrédula pensando “como é possível esses personagens não existirem?”, mas é claro quais foram as inspirações para tornar a história da banda tão realista.


Reid sabe bem como construir uma narrativa envolvente e que consegue surpreender o leitor com o desenvolvimento da história. Além de comparar cada um deles a grandes estrelas do cenário do rock, é impossível não associar todas as lutas e dilemas deles a de pessoas comuns.


Para aprofundar ainda mais sua experiência de leitura, existe uma playlist de Daisy Jones no Spotify com músicas que marcaram a época e ajuda a ambientar a trama enquanto o leitor é transportado para o auge do rock’n roll.


Daisy Jones & The Six ganhará uma adaptação pela Amazon Prime. A trama será estrelada por Sam Claflin, Riley Keough, Camila Morrone, Suki Waterhouse, Josh Whitehouse, Nabiyah Be, Will Harrison e Sebastian Chacon.



estelar tfp.png