the feminst patronum logo

Resenha: Ahsoka

Ahsoka viu de perto os piores acontecimentos que já assombraram a famosa galáxia muito, muito distante.

ahsoka livro resenha star wars
Foto Dunia Ahmad

Sensível a Força desde criança, sequestrada por um escravista, salva pelo Templo Jedi e treinada pessoalmente pelos implacáveis Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, Ahsoka se junta às Guerras Clônicas e se torna uma peça importante neste enorme tabuleiro.


Porém, não é preciso ser um graaande entusiasta de Star Wars para saber que o querido Anakin se torna o famoso Lorde Sith, Darth Vader. Momento que marca o fim da Guerra e a Ascenção do Império.


O livro escrito por E. K. Johnston acontece exatamente um ano após a fatídica Ordem 66 ser colocada em prática, quando os fiéis Clones se viram contra a República destruindo as chances do exército vencer, ao mesmo tempo que Darth Vader destrói as chances dos Jedis vencerem também.


Sozinha, sem poder utilizar seus dons, vivendo um luto imenso pela morte de seus parceiros e pelo vazio que a virada de seu Mestre deixou, Ahsoka viaja de planeta em planeta em busca de uma segurança agora inexistente. Mas como o incrível ser que é, ela não demora a criar raízes e esbarrar em aventuras que envolvem salvar o próximo e, talvez, reencontrar rostos famosos.


"Quando você vai admitir que está por conta própria? Eles se foram. Estão mortos, e então só resta você."

Um livro belíssimo, porém intenso do início ao fim, para aquecer o coração do fã que assistiu a série The Clone Wars inteirinha e não consegue superar o vazio que ela deixou. É importante apenas ler este livro uma vez que você assistiu a série, as referências e lembranças da Ahsoka são diretamente ligadas à animação derivada das Prequels de Star Wars.


No começo do livro ela pensa em Anakin com muita frequência, como ele iria agir aqui ou o que ele diria ali. O luto dela é palpável, e como fã deste trio da animação é doloroso demais de ler.


Peguei o livro esperando apenas ler o ponto de vista da Ahsoka e me deparei com pov do Anakin, do Obi-Wan, do Bail Organa e até participação da pequena Leia. Além de assistir a criação de seu novo sabre, o modelo branco que aparece em Rebels.


Uma ótima leitura para um grande fã. 5 ⭐



estelar tfp.png