Quem é a Viúva Negra?


Criada por Stan Lee, Don Heck e Don Rico, Natasha Romanoff, mais conhecida como Viúva Negra, é uma agente russa especialista em artes marciais e perita em técnicas de espionagem.


Famosa tanto nas histórias em quadrinhos quanto no universo cinematográfico, a ex-agente secreta da antiga União Soviética nasceu em Volgogrado, antigo Stalingrado, com o nome Natalia Romanova. Durante a Batalha de Stalingrado, nazistas atearam fogo no prédio onde Natalia e sua família estavam e, na tentativa de salvá-la, sua mãe a jogou nos braços de um soldado russo chamado Ivan Petrovich.


Créd.: Google Imagens

Petrovich cuidou de Natalia até ela ficar mais velha e a levou, junto com outras 28 garotas órfãs, para a academia Sala Vermelha, onde ela foi treinada para se tornar uma assassina profissional. Experimentos foram realizados em Natalia, que passou a ter um sistema imunológico melhorado, uma agilidade sobrehumana e a capacidade de não envelhecer. Durante esse tempo, ela achava que estava sendo treinada para ser uma bailarina no Teatro Bolshoi, mas, na verdade, Natalia estava se tornando mestre em todos os tipos de artes marciais.


O Comitê de Segurança do Estado (KGB), principal organização de serviços secretos da Antiga União Soviética, se interessou pelas habilidades de Natalia e a convocou para sua equipe, que era composta pelo Soldado Invernal. Foi na KGB que ela ganhou o codinome de Viúva Negra.


Não se sabe ao certo quando, mas Natalia Romanova mudou seu nome para Natasha Romanoff.


Devido as suas habilidades e a crescente ameaça que Natasha representava para a segurança junto à KGB, Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D, enviou Clint Barton, mais conhecido como Gavião Arqueiro, para matá-la. Porém, Clint se surpreendeu com as habilidades de Natasha e a convenceu a sair da KGB e ir para a S.H.I.E.L.D., desobedecendo as ordens de seu superior. A dupla, desde então, permaneceu próxima e realizou diversas missões juntos.


Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem é que a Natasha não foi a primeira Viúva Negra da Marvel. Em 1940, Claire Voyant foi apresentada como Viúva Negra, uma anti heroína que servia a Satanás. Apesar de terem o mesmo codinome, Claire e Natasha não têm nenhuma ligação.



Nos Quadrinhos

A primeira aparição da Viúva Negra foi em “Tales of Suspense Vol 52” em Abril de 1964. Na história, a espiã era inimiga do Homem de Ferro. Anos mais tarde, Natasha aparece ao lado do Gavião Arqueiro em “Tales of Suspense Vol 57” para, mais uma vez, acabar com o Homem de Ferro. É nessa HQ que Natasha descobre estar apaixonada por Clint Barton.


Créd.: Google Imagens

Em 1970, Natasha apareceu em “Amazing Spider-Man Vol 86” com um novo visual e uma nova atitude. Ela tentou combinar suas habilidades com a do Homem-Aranha, mas percebeu que seu talento era único. No ano seguinte, a Viúva ganhou sua própria HQ em “Amazing Adventures”, mas a história de oito volumes não fez muito sucesso e ela foi realocada para “Demolidor”, onde viveu um romance duradouro com Matt Murdock. Somente em 1973 a heroína ganhou o devido reconhecimento e foi apresentada como membro da equipe dos Vingadores em “Avengers 111”. Sete anos mais tarde, ela foi retratada como agente da S.H.I.E.L.D..


A personagem, ao longo dos anos, fez parte dos Vingadores, da KGB, da S.H.I.E.L.D., dos Campeões, dos Cavaleiros Marvel, dos Vingadores Secretos, dos Vigilantes, dos Thunderbolts, dos Heróis de Aluguel e das Libertadoras. Ela também aperfeiçoou uma arma chamada “Widow’s Bite”, que, nos filmes, foi chamada de “Black Widow’s Bite”(mordida da Viúva Negra). Essa arma em forma de braceletes emitia lasers e choques.


Além disso, Viúva Negra é conhecida por ter se envolvido com Bucky Barnes, durante seu treinamento na Sala Vermelha, Hércules, quando ambos eram dos Campeões, Alexi Shostakov, com quem foi casada quando fazia parte da KGB, Clint Barton e Matt Murdock.


Viúva Negra e Demolidor.

Em 2017, foi revelado na saga “Império Secreto” que o Capitão América sempre foi um agente infiltrado da Hidra. Para detê-lo, Viúva Negra e Homem-Aranha foram atrás de Steve, mas seu plano não ocorreu como o esperado. Natasha sofreu um golpe no pescoço, que a matou na hora.


Nos Cinemas


Interpretada por Scarlett Johansson, a Viúva Negra teve sua primeira aparição no Universo Cinematográfico da Marvel em 2010 no filme “Homem de Ferro 2”. Natasha apareceu como agente da S.H.I.E.L.D enviada por Nick Fury (Samuel L. Jackson) para conseguir uma assinatura de Tony Stark (Robert Downey Jr.), que tornaria Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) a responsável pela Stark Industries.


Créd.: Google Imagens

As cenas de ação protagonizadas por Johansson ganharam tanto destaque entre os fãs e o público feminino, que a heroína retornou em “Os Vingadores”, “Capitão América: Soldado Invernal”, “Vingadores: Era de Ultron”, “Capitão América: Guerra Civil” e “Vingadores: Guerra Infinita” como um dos membros da formação original dos Vingadores.


Ao longo de “Os Vingadores” e “Capitão América: Soldado Invernal”, Natasha demonstrou ter sentimentos por Clint Barton (Jeremy Renner). No entanto, diferente das HQs, ela se envolveu com Bruce Banner (Mark Ruffalo), mas nada além de um beijo aconteceu entre os dois. Em uma entrevista ao programa “The Tonight Show With Jimmy Fallon” em março deste ano, Ruffalo foi questionado se a Viúva Negra e o Banner ficariam juntos em “Vingadores: Ultimato” e se recusou a responder.


Foi confirmado pela Marvel a produção do filme solo da Viúva Negra, que está previsto para chegar aos cinemas em 2020. O longa será dirigido por Cate Shortland e contará, mais uma vez, com Scarlett Johansson no papel da heroína. O roteiro, que inicialmente foi escrito por Jac Schaeffer, está sendo reescrito por Ned Benson. As gravações começarão em junho deste ano.


Aparência

A primeira aparição da Viúva Negra foi na HQ “Tales of Suspense Vol 52” em 1964 . O uniforme e o cabelo da personagem eram bem diferentes do que conhecemos hoje.


Tales of Suspense #52.

Natasha reapareceu com um novo visual desenhado por John Romita em “Amazing Spider-Man Vol 86” em 1970. Nas HQs publicadas posteriormente, as ilustrações da Viúva Negra foram aperfeiçoadas, mas mantiveram-se fiéis ao desenho de Romita.


Amazing Spider-Man #86

Em 2010, as primeiras imagens de Scarlett Johansson como Viúva Negra foram divulgadas pela revista “Entertainment Weekly”.





Viúva Negra retorna aos cinemas no dia 25 de abril em “Vingadores: Ultimato” para a batalha final contra Thanos.


Texto por Mariana Iuata

nossa equipe tfp.png
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2019 por The Feminist Patronum.