the feminst patronum logo

Ponto de Vista: Yugyeom

O cantor sul-coreano ingressa em sua carreira solo com um álbum fluído e que mostra o seu desabrochar artístico em sua nova jornada.



Eu te quero por perto”, é com esse desejo que se inicia o álbum de Yugyeom, o cantor sul-coreano, membro do grupo masculino GOT7. O músico que debutou aos 17 anos de idade na indústria do K-pop e hoje com 23 anos, se vê iniciando sua carreira solo em uma nova área, a do K-Hip-Hop, com seu primeiro álbum “Point Of View: U”.


Mesmo sem muitas promoções, o videoclipe do single de pré-lançamento “I Want U Around” foi lançado no dia 11 de junho e facilmente alcançou as paradas musicais mundiais, não apenas graças a alta qualidade da canção que tinha participação do poderoso e cativante vocal da também cantora sul-coreana DeVita, mas também graças aos esforços de sua fanbase dedicada, os Ahgase (fandom não apenas do cantor mas também de seu grupo GOT7). A canção lenta e sedutora, com batidas bem marcadas, teve um videoclipe misterioso e com cores escuras, que foi muito bem produzido e foi capaz de casar muito bem com a energia da canção que inicia a jornada musical do álbum.



Nesta quinta-feira (17), o lançamento do álbum foi acompanhado do videoclipe da canção “네 잘못이야 (All Your Fault)” feat. Gray


Ao contrário do que a narrativa chocante, contada no videoclipe criado pelo controverso produtor Jay Park, deixa entender, a letra da canção não fala sobre um relacionamento abusivo que acaba com a gráfica e trágica morte do interesse romântico.


“All Your Fault” fala sobre o sofrimento de um amor não correspondido. A letra que não contém nenhum elemento violento ou explícito, mas sim lamenta pelo grande amor que sente e que reconhece não ser correspondido. “É uma perda de tempo / Quando ando por um caminho que sei que não tem nada a ver com você / Mas continuo a pensar em você”. É uma canção de cortar o coração, que nos faz pensar sobre o que se torna o amor quando ele não é recíproco, se realmente vale a pena insistir em amar alguém que não nos ama e sobre abrir mão de amores não correspondidos para o bem de ambos os envolvidos.



O álbum, com capa adornada em desenhos de diferentes flores, está repleto de canções de amor que falam desde o momento em que se apaixona por alguém, até quando um coração é partido. As letras compostas por Yugyeom contam diversas histórias de amor suscetíveis a qualquer pessoa, o que faz com que o ouvinte veja nele experiências próprias, dentre aquelas que lhe são apresentadas, e se identifiquem ainda mais profundamente com as narrativas amorosas.


Point of View: U” está recheado de sonoridades e melodias leves e envolventes, com participações de artistas como Loco, Gray, DeVita entre outros, e flutua entre gêneros como o R&B, Hip-Hop e Trap, não se distanciando muito da energia que as faixas postadas no antigo SoundCloud pessoal de Yugyeom costumavam ter, mas agora com um toque único do produtor musical Gray. Ainda sim, as letras e preferências que faziam das produções independentes de Yugyeom tão únicas se mostram extremamente presentes, especialmente na composição de letras e melodias. A obra contendo 7 faixas é muito fluida. A energia das faixas é semelhante ao longo de todo o álbum, o que passa uma sensação de coesão, mas as melodias e batidas sempre mudam, se adequando a história apresentada. É como uma onda fluida e suave do início ao fim e uma experiência musical interessante e envolvente, mostrando o desabrochar de um novo artista.


Escute ao álbum aqui: https://open.spotify.com/album/0KZ5gVcGCuAEFBDKmWL4bM?si=V7VD