the feminst patronum logo

Obi-Wan Kenobi | Leituras essenciais

17 anos após o lançamento de A Vingança dos Sith, Obi-Wan Kenobi está de volta! Não apenas o personagem retorna na nova série do Disney+ que será lançada em 27 de Maio com dois episódios, como de brinde Ewan McGregor dando vida a um dos personagens mais icônicos que existe. Além de Ewan, Obi-Wan Kenobi também marca o retorno de Hayden Christensen em Star Wars ao papel de Anakin Skywalker e o vilão Darth Vader. Sim, DARTH VADER ESTÁ DE VOLTA.


Não é preciso esforço para saber que algo assim vai ser o assunto no meio nerd por muito tempo, né?


Os eventos da série acontecerão 10 anos após o grande embate entre os, até então, Mestre e Aprendiz, e mostrará um Obi-Wan isolado em Tatooine acompanhando o crescimento de Luke Skywalker a distância. Mas conforme vimos no trailer, algo fará com que Obi-Wan precise sair de seu esconderijo, chamando assim a atenção dos Inquisidores responsáveis por caçar os Jedi remanescentes e, de brinde, fazendo com que o próprio Vader precise assumir a procura de seu antigo Mestre, causando um novo embate entre os dois.


É um momento de grande ansiedade para os fãs nessas semanas que antecedem o lançamento da série, e para não perder tempo e já entrar no clima, nós separamos alguns livros e quadrinhos onde a história habita o momento mencionados acima, tanto quanto acontecimentos que revisitam as Guerras Clônicas.



Kenobi de John Jackson Miller

Apesar de não ser mais um livro canônico, Kenobi talvez seja a história que mais se aproxima da realidade do personagem anos após A Vingança dos Sith. Aqui vemos um Obi-Wan isolado em Tatooine, ainda vivendo o difícil e doloroso luto por perder basicamente todo mundo, não apenas Anakin, como Ahsoka, Yoda, e todos os outros Jedis que ele convivia na Ordem. Mas ele precisa se estabelecer e se misturar em Tatooine de alguma forma, porque não se envolvendo com os nativos da areia e, para variar, acabar participando de suas disputas também?



Obi-Wan & Anakin de Charles Soule

Antes das Guerras Clônicas, Obi-Wan e Anakin embarcaram em algumas aventuras juntos ao redor dessa galáxia tão, tão distante. Nesse quadrinho conhecemos uma delas! Aqui, Anakin ainda é aquele jovem de trança Padawan, curioso, petulante e já alvo de curiosidade dentro da Ordem Jedi. Muitos o desacreditam, mas Obi-Wan é fiel em sua palavra de treinar o Escolhido.



Master & Apprentice de Claudia Gray

Deveria ser considerado um crime esse livro nunca ter sido publicado no Brasil. É facilmente um dos melhores de Star Wars nas mãos de Claudia Gray, também responsável por Legado de Sangue que, na minha opinião, é o melhor. Aqui acompanhamos uma aventura de Obi-Wan e seu Mestre Qui-Gon Jinn, e é um livro surreal de bom porque nos apresenta informações valiosas sobre os acontecimentos prévios aos filmes prequels, como a relação de Dookan com a Ordem Jedi e o que motivou a sua saída, mais detalhes sobre a profecia do Escolhido e porque Qui-Gon teve certeza que o Anakin era a pessoa que profecia indica quando o encontrou, e quão difícil era relação entre Qui-Gon e Obi-Wan, uma vez que ambos são completamente diferentes e Obi-Wan não apreciava a forma como Qui-Gon conduzia seu treinamento. Esse livro torna muito mais claro as motivações do personagem ao final de A Ameaça Fantasma, por exemplo.



Novelização de A Vingança dos Sith de Matthew Stover

É comum passarmos reto por uma novelização porque, na teoria, o filme já nos apresentou tudo de mais importante para entendimento do contexto geral. Porém, quando falamos de Star Wars, e mais especificamente da fase prequel, mal podemos dizer que os filmes mostram o básico porque existem muitos saltos no tempo, além de muita informação importante perdida. Por isso, ao longo dos anos George Lucas e o time de autores desenvolveram conteúdos para, tanto explicar melhor os acontecimentos, quanto para dar mais força aos filmes que na época em que foram lançados, não foram bem recebidos. A animação The Clone Wars é um bom exemplo disso, onde conta melhor e de forma mais completa todas as fases da guerra em que os filmes apenas mostram o ponto onde começa e o ponto onde termina, são muitos anos entre eles. A novelização de A Vingança dos Sith é valiosa porque estamos dentro dos pensamentos dos personagens, imagine ler a queda do Anakin à Darth Vader pelo ponto de vista dele? Entender onde, quando e porquê as coisas mudam de vez é precioso principalmente porque justifica muitas das ações que fizeram do filme "fraco" em roteiro.



Darth Vader - Vol 2 (2017) de Charles Soule

Os volumes do Vader nos quadrinhos, em geral, já são por si só um dos melhores conteúdos de Star Wars. Esses volumes entregam mais detalhes do que se passa com o personagem entre os filmes da trilogia clássica e os bastidores do Império, além de nos apresentar melhor a relação de Vader com Palpatine (era péssima, aliás). Mas o Volume 2, que foi publicado recentemente no Brasil em uma edição Omnibus pela Panini, reúne alguns acontecimentos extremamente valiosos para o período em que Obi-Wan Kenobi acontece. Esse arco mostra Vader pouco tempo após A Vingança dos Sith e o enredo é incrível por mostrar a trajetória do ponto onde ele pouco sabe sobre os Sith, até construir seu novo sabre, seu castelo em Mustafar e sua relação inicial com os Inquisidores.



Os Diários de Obi-Wan Kenobi

Em 2015, quando a Disney assumiu Star Wars, alguns livros e quadrinhos foram lançados recontando detalhes dos acontecimentos entre os filmes para o novo cânone. Esse compilado de arcos das HQs é uma publicação recente da Panini no Brasil e apresenta algumas informações valiosas do exato período em que a série acontece, onde Obi-Wan acompanha o crescimento de Luke Skywalker a distância. Porém ele mais uma vez não consegue ficar escondido da forma como deveria e sua revelação atrai indesejadas atenções, sendo uma delas de Krrsantan, Wookie negro que recentemente apareceu em O Livro de Boba Fett.



Curtiu? Comenta quais conteúdos você já leu!


estelar tfp.png
thheeeee feeeeem (1).png