the feminst patronum logo

O que é a TVA e qual sua importância na série do Loki?

Se você assistiu aos materiais promocionais de #Loki provavelmente reparou que a série não irá se passar em uma cidade ou região da galáxia já apresentada anteriormente no MCU. Dessa vez vermos nosso querido vilão nas instalações da TVA, a Autoridade de Variância do Tempo (Time Variance Authority).

TVA Loki série disney
Divulgação: Disney

Com ares de repartição pública, o local conta com funcionários uniformizados - alguns até de roupa social e gravata - e bem asseados, sem falar em bastante focados em suas funções específicas. E entre os elementos visuais característicos de um escritório, estão ali estações de trabalho com mesas, papeladas, unifilas, elevadores, computadores, recepcionista, seguranças e outros.

Porém, essa descrição se aplica apenas ao estereótipo físico do TVA, que por si só já provoca uma certa estranheza, levando-se em conta sua disparidade com o universo que Loki habita.


Mas a pergunta que não quer calar é: para que realmente serve essa força de autoridade?

Na trama, a força é uma organização burocrática responsável por manter a ordem do tempo e espaço. Basicamente, eles podem predeterminar o que acontece no passado, presente e futuro e ficam de olho com quem brinca com viagens no tempo. Se algo for feito para alterar a história ou o curso do futuro, a TVA vai processor o acusado como um criminoso do tempo, e ele será julgado.

E é exatamente por isso que Loki vai parar lá! Em suas últimas aparições no MCU (Universo Cinematográfico Marvel), ele quebrou muitas restrições e chamou a atenção dos agentes, que logo tomaram atitude. Na mais recente, que foi no longa “Vingadores: Ultimato” (2019), Loki rouba o Tesseract de novo, e esse é ponto de partida para ele ser levado à TVA.

A TVA apareceu pela primeira vez nos quadrinhos de “Thor” na década de 80. Naquele momento, a força foi apresentada como uma autoridade que tinha por objetivo manter o multiverso em ordem, assim como suas linhas de tempo. Entretanto, o órgão era apenas secundário nas historinhas, e agora ganha status de protagonista.


estelar tfp.png