the feminst patronum logo

O Livro de Boba Fett | Primeira temporada chega ao final

Atualizado: 21 de abr.

O Livro de Boba Fett chegou ao final nesta última quarta-feira, 9, após entregar uma temporada que, apesar de ter dividido opiniões entre os fãs, finaliza seu enredo inicial entregando o que prometeu, sem grandes surpresas.


Fennec Shand e Boba Fett (Divulgação: Lucasfilm)

Boba Fett havia sido considerado morto nos eventos de O Retorno de Jedi (1983) após cair na boca de um Sarlacc faminto, durante um embate entre Luke Skywalker, Leia Organa e Han Solo contra Jabba, o Hutt, e sua companhia.


Corta para 2020, ele está de volta na segunda temporada de The Mandalorian, o novo "carro chefe" da fase Disney - Star Wars, em busca de sua armadura, herdada de seu pai, e está disposto a negociar o que for necessário para recuperá-la. É neste caminho que ele encontra parcerias valiosas para o que iria vir em seguida em sua jornada de volta a Tatooine, como Fennec Shand (Ming-Na Wen) e o mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal).


Em O Livro de Boba Fett, a missão de Fett (Temuera Morrison) é simples, tomar o trono que antes pertenciam aos Hutt, e livrar o planeta mais sem lei da galáxia tão distante em um lugar seguro para viver. Mas as coisas não acontecem tão facilmente, uma vez que existem inúmeros sindicatos ansiando pelo mesmo trono, e inúmeros outros caçadores de recompensas também envolvidos.


Black Krrsantan é um personagem diretamente dos quadrinhos de Star Wars

Diferente de The Mandalorian, que tem como proposta trazer novos fãs para o universo de Star Wars, O Livro de Boba Fett é uma homenagem para os que já estavam aqui antes.


Com um início de temporada que utilizou o tempo de tela necessário para conectar as pontas deixadas em O Retorno de Jedi e explicar as motivações de Fett por abraçar Tatooine com tanta determinação, a temporada se apoia em basicamente três estruturas: a introdução e estruturação do enredo, que vai aproximadamente até o episódio 4, os dois intermediários (5 e 6) que traz de volta rostos conhecidos e fornece os aliados de quem Boba precisa, e a grande finale, onde tudo o que foi deixado em aberto ao longo da temporada se encontra.


E como as pontas se conectam bem! Aliás, O Livro de Boba Fett é uma série feita sob referências, seja para os que curtem apenas os filmes ou para os mais fanáticos, aqueles que acompanham o universo expandido de Star Wars: quadrinhos, animações, séries e livros, está tudo ali.


A série demora para encontrar seu ritmo ideal, e os episódios fora "do eixo da temporada" incomodaram aqueles que buscavam ver Fett e apenas Fett em cena, porém, ao longo dos lançamentos das séries planejadas pela Disney, é possível notar que a produção está se esforçando para tornar tudo um grande universo compartilhado, onde tanto em The Mandalorian quanto em Boba Fett e possivelmente também em Ahsoka, os rostos centrais irão transitar entre os enredos com frequência, gostem alguns fãs ou não. Então é fácil assumir que o próprio Boba Fett deve retornar na nova temporada de The Mandalorian, por exemplo.


A força que a dupla Din Djarin, o mandaloriano, e Grogu, carinhosamente apelidado de Baby Yoda, possui hoje entre os fãs é o maior saldo positivo da Disney sobre Star Wars, e eles não pretendem parar de explorar a dupla tão cedo. O gás que O Livro de Boba Fett ganha quando eles entram em cena (entre outros que não serão mencionados por motivos de: spoiler) é algo nítido, a série sobe um degrau e direções que se provaram gigantes nas séries do Disney+, como Bryce Dallas Howard, Dave Filoni e Jon Favreau, retornam apenas para garantir que esses personagens sejam tratados com o cuidado necessário.


Ainda não se sabe se O Livro de Boba Fett ganhará uma segunda temporada, porém falando por mim, como fã, espero que sim! Uma vez que os caminhos para o retorno de outros caçadores de recompensas famosos e do círculo de Fett no universo expandido de Star Wars ainda estão em aberto e implorando para acontecer.


A temporada completa está disponível no Disney+


estelar tfp.png
thheeeee feeeeem (1).png