O descaso de Game of Thrones

Atualizado: 20 de Mai de 2019

Antes de começar quero deixar algo bem claro: não sou fã que tem Game of Thrones no meu sangue e que sabe os nomes de todos os reis, lordes e cidades em ordem alfabética. Sou só uma fã que teve sua vida impactada por seus personagens e atores, então pode ser que eu esteja perdendo alguns detalhes ou não tenha entendido alguns acontecimentos.



Antes do episódio final de Game of Thrones quero falar sobre o que a série fez e tem feito com seus personagens e seu desenvolvimento de caráter e personalidade, e como tem falhado no roteiro.


Desenvolvimento de personagem não é o mesmo que foreshadowing (indício de algo). Fazer um paralelo entre personagens não significa que eles estão ligados e condenados a serem o mesmo. David e Dan, os criadores da série, destruíram o desenvolvimento dos personagens só pra chocar o público. Essa temporada simplesmente ignorou o desenvolvimento deles e parece que foi escrita por alguém que só viu o episódio piloto. Daenerys prendeu seus dragões por terem matado uma, repito, uma criança e Jaime enfiou uma espada nas costas de seu rei para salvar meio milhão de pessoas, e agora somos obrigados a ver que Daenerys simplesmente surtou e Jaime dizendo que nunca se importou com a população de Porto Real?!



Entendo todos os lados das discussões e não acho que só porque você é fã de um personagem que deve defendê-lo sempre. Dany queimando a comida e suplementos que o exército Lannister tinha em "Spoils of War" foi burrice. Queimar os Tully também. Sansa discordando de Jon na frente de todos no grande salão foi errado. Não suporto o Jon, quero deixar isso claro, mas aquela cena mostrou desunião dos líderes de Winterfell e isso não passa uma boa imagem. Do mesmo modo que Sansa conversou com Jon sozinha sobre Ramsay e que ele devia ter falado com ela antes de montar seu plano de batalha, ela podia ter feito o mesmo aqui. Assim como ela podia muito bem ter falado pro Jon que tinha pedido ajuda pra Baelish e ter poupado vidas na batalha de Winterfell. Enfim, personagens perfeitos não existem, mas o que a série decaiu e aparentemente não faz mais é explorar a dualidade dos personagens.


Mad Queen Daenerys seria aceitável se tivesse sido mais elaborado e construído com tempo, de um jeito que faria sentido. Não faz nenhum sentido construir uma personagem que supera seus obstáculos internos e externos e no final torná-la uma tirana que queima crianças em uma cidade que havia se rendido. Mad Queen Daenerys não veio do nada mas o que vimos em temporadas passadas não foi preparação suficiente para o que aconteceu nesses últimos dois episódios. Epifania não é o suficiente para mudar totalmente o caráter de alguém se esse alguém não estivesse com essa dualidade no seu psicológico há muito tempo. Não concordo muito com comparações de Dany e Cersei ou Viserys, afinal Cersei nunca pregou paz mundial e Viserys era um lixo desde o começo. Sim, Daenerys cometeu erros mas ela nunca gostou de crueldade.


Não concordo com quem tenta encontrar indícios que Dany sempre foi louca ou que isso vem sendo construído há algum tempo. As situações que estão sendo usadas como exemplos na minha opinião não são nem um pouco válidas. Viserys abusava dela e ameaçou matá-la caso não lhe desse o exército que queria, era pra ela chorar sendo que segundos antes tinha apontado para sua barriga e dito que mataria ela e eu bebê? Ela queimou uma bruxa que mentiu dizendo que traria seu marido de volta, perdendo seu bebê, e não uma mulher inocente. Quando ela ameaça os 13 nos portões de Qarth ela estava prestes a morrer com seu povo, sem comida ou água ou lugar para ficar, e dizer que "Eu vou queimar vocês primeiro" mostra sua crueldade não é válido. Se você estivesse prestes a morrer em um deserto, ficaria calado ou estaria em desespero e como último recurso ameaçaria quem se recusou a te ajudar? Ela usa seus dragões pela primeira vez quando está acorrentada e sendo ameaçada por um dos líderes e depois tranca outro líder após ter a enganado e tentado roubar seus dragões e matá-la, perdendo aliados e amigos nesse processo. Na Baía dos escravos, três cidades ao longo da costa, Astapor, Yunkai e Meereen, estabeleceram-se como o centro global de venda e treinamento de escravos. Resumindo, ela liberta os escravos e pune os donos. Por último, os Kahls, que ela queima vivos segundos depois de terem afirmado que a estuprariam e que viraria escrava. Daenerys respondia injustiça com justiça. Nunca chegou saqueando cidades e matando todos que estavam na sua frente, para só depois dar a opção de segui-la.


Em temporadas passadas, personagens como Ned, Robb e Catelyn sofreram as consequências de seus atos e suas derrotas não foram impostas a eles, mas vieram de todas as decisões que tomaram. Com Daenerys, parece que seu final foi jogado em cima dela, como se não houvesse outra opção a não ser fazê-la cometer genocídio. Outros personagens também tiveram seu desenvolvimento ignorado.


Jaime finalmente largou Cersei, cresceu como pessoa e se redimiu de diversas maneiras, para que no penúltimo episódio dissesse que nunca ligou para os inocentes da cidade. Deixa eu ver se eu entendi: o homem que matou o rei que estava designado à proteger porque ele queria matar a cidade inteira e com isso destruiu sua vida e reputação, sendo desprezado pelos 7 reinos, que se redimiu, lutou com honra e finalmente estava feliz, resolveu voltar para Cersei, a mulher que no episódio anterior ele descobriu que tinha mandado matar ele e seu irmão? E Tyrion, que também depois disso e de ter falado que estava feliz que Jaime estava feliz, soltou seu irmão para que ele voltasse nos braços de Cersei e pudessem escapar? No plano mais idiota da série toda: uma barquinho na praia depois do fim de um túnel.


Eu queria que Jaime tivesse voltado para matar Cersei, em uma interpretação da profecia. Jaime morrendo com sua irmã, do mesmo modo que vieram à esse mundo juntos, é poético e faz sentido, mas não ele tendo voltado do jeito que voltou. Quando foi embora ele sabia que Cersei perderia, ele mesmo explicou pra ela, e no momento que Daenerys foi para Porto Real ele sabia que a Cersei ia morrer, não tinha como a situação acabar de outro jeito. Mesmo que se ele não a matasse mas só tivesse voltado para que a irmã não morresse sozinha faria mais sentido, e acho que teria sido um final melhor para ambos.

Cersei mandou matar os irmãos mas desabou quando estava com Jaime, e isso a gente até entende porque ela sabia que ia morrer. Mas Tyrion? No final da sétima temporada vimos, em uma das melhores cenas da série, que Cersei não conseguiu matar seu irmão. Então porque fazer ela mandar matar ele de novo e quando estão frente a frente ela não dá a ordem para os soldados? Se ela queria realmente ter matado ele teria matado feito e matado Missandei na mesma cena.


Cersei era uma das maiores estrategistas da série, mas no episódio 5 ela não tem um plano B? Só ia ficar na no castelo porque é mais seguro? Ela não pensou na possibilidade de Daenerys ser como o pai dela? A mulher que vem jogando o jogo dos tronos desde sua adolescência, que aprendeu com seu pai que era o maior estrategista do mundo, que sempre destruiu seus inimigos e se tornou rainha do 7 reinos, não tinha nenhum plano de fuga?!!


Cersei morreu chorando nos braços do irmão em um desabamento...


Merecíamos uma morte épica. Cersei Lannister merecia uma morte épica.





Sansa disse que se não tivesse sido pelo que passou jamais seria quem é hoje. Não concordo muito com isso, afinal só o que ela passou em Porto Real já seria o suficiente para que se tornasse mais forte. Resolveram usar estupro e abuso psicológico como empoderamento feminino.


Entendo Sansa ser cética em relação à Daenerys desde o começo. Depois de tudo que Winterfell e os Stark passaram, Sansa ficaria com um pé atrás com uma nova rainha que mal conhece. Mas que indícios Arya e Sansa tinham de que Daenerys não era confiável e que iria fazer o que fez? Tudo o que eles tinham era uma mulher que veio pra guerra e trouxe a ajuda que precisavam. Isso poderia muito bem ter sido resolvido com uma simples conversa entre as duas, como a do episódio 2 só que melhor escrita e faria mais sentido se tivessem colocado o estopim da desconfiança depois que Daenerys não quis deixar os guerreiros descansarem antes de prosseguir batalha. Mas não, resolveram colocar as duas mulheres mais fortes da série uma contra a outra.


Daenerys com poder militar e Sansa com sua estratégia e conhecimento de como Cersei e aquele reinado funcionam. Pelo visto é melhor fazer a Sansa espalhar o segredo do Jon (ela sabia que o segredo ia se espalhar quando contou pro Tyrion, não vamos passar o pano e fingir que ela achou que ia ficar em segredo) e não ter um plano para o reino, porque se Jon já tinha deixado bem claro que não queria o trono então quem ia tomá-lo? Ela? Que não deu indícios de querer isso em momento algum? Escreveram a Sansa contra Daenerys mas sem arco para o resto da situação.


Missandei, a única mulher negra, que tinha um coração bom, era escrava e foi liberta, morreu acorrentada para o desenvolvimento da mulher branca. Eu nem sei o que falar sobre isso...


Brienne foi humilhada pelo fato de ser virgem e usada como peão para o arco de Jaime. Depois de tudo o que passaram juntos ela só foi usada e largada. O que aconteceu com ela causou muita controvérsia entre os fãs, mas eu particularmente não acho que o fato de ela ter chorado a torna fraca. Ela é uma guerreira, uma heroína e uma badass, mas acima de tudo é um ser humano. Mostrar suas emoções e desabar na frente de alguém toma força e coragem, principalmente se você é fechada como ela. Mas não acho que essa foi a intenção de D&D, acho que só quiseram mostrar uma mulher forte chorando por um homem.


Arya sempre defendeu sua família e teve todo sua história com o foco no seu crescimento para que buscasse vingança. No mesmo episódio que critica Jon por não colocar a família em primeiro lugar, vai embora do nada e diz que não vai voltar. Ela também simplesmente desistiu de matar a Cersei mesmo depois de anos com sua lista e ir riscando seus nomes. A relação dela com Clegane é uma das melhores da série, mas depois de tudo que Arya passou ela só virar as costas e ir embora não condiz com o que ela vem fazendo por anos. Tenho até medo do que farão com ela no final. O que ela vai fazer agora? Voltar, casar com o Gendry e ter filhos morando em Winterfell? Espero que não estraguem Arya Stark nos 45 do segundo tempo. Gosto dela com o Gendry e gostaria que ficassem juntos, mas contanto que não apaguem sua liberdade e força construídas em quase 10 anos de série.


O que fizeram com Daenerys é o mais absurdo pra mim. Ela podia ter ignorado Jon, ouvido suas aliadas, ido direto para Porto Real e ganhado a guerra sem ter matado inocentes, e só depois lutar com os white walkers. Ela ganharia pois ainda teria três dragões, seus exércitos intactos, o exército de Porto Real e a estrutura de uma grande cidade inteira como fortaleza nessa batalha. Mas não, Daenerys deixou de lado o trono por um momento e escolheu lutar o que sempre foi dito que é a batalha mais importante. Ela faz isso só dois episódios antes de cometer genocídio...


Tyrion vem falhado como assessor há muito tempo, Varys nunca pôde ser confiado, ela perdeu dois dragões, Jorah, Missandei e praticamente metade de seu exército. Ela está sozinha sem apoio. Qualquer ficaria paranoico com as decisões que precisa tomar. Suas derrotas estão sendo apenas usadas como catalisadores para sua loucura "iminente".


Quando Sansa alimentou cachorrinhos, Arya fez torta pro jantar e Cersei ofereceu aquecimento pros crentes ninguém chamou elas de loucas. E com razão, afinal esses acontecimentos foram bem desenvolvidos, tanto no enredo como no caráter dessas personagens. Mas a Daenerys sempre esteve condenada à loucura só porque é Targaryen e segundo Dado&Dolabella quando viu o castelo lembrou da família e foi nesse segundo que resolveu tornar tudo pessoal.



O roteiro falhou em tantas coisas que fica difícil não escrever um TCC aqui. Sansa e Daenerys nunca tiveram cenas sozinhas com Cersei, o Montanha foi mais difícil de matar do que Rei da Noite, Daenerys meio que esqueceu dos navios de Euron, nenhum das centenas deles acertou Drogon e o Jon voltou pra que alguém me explica porque até agora esse homem não fez nada. Chega a ser engraçado o quão ruim está.


Ah mas é Game of Thrones você queria um final feliz? Não, só um final decente já tava bom. O Rei da Noite no trono seria melhor do que um final que só considera seus personagens do episódio piloto.


A série chega em seu fim amanhã e infelizmente não estou animada como sonhei que estaria. Espero que possamos nos lembrar de Game of Thrones como merece: diálogos inteligentes e enredos condizentes, sem fan service e que superam as expectativas dos fãs e de todos que vêm acompanhando essa história por tanto tempo.


Vídeos que usei de referência e que valem a pena serem assistidos:


https://www.youtube.com/watch?v=lyQ11jJiiQ8

https://www.youtube.com/watch?v=2mlNyqhnc1M





nossa equipe tfp.png
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2019 por The Feminist Patronum.