Michelle Clapton: A mulher por trás dos figurinos de Game of Thrones

Michelle Clapton é uma designer britânica que trabalha em filmes e produções televisivas. Clapton estudou na London College of Fashion (Faculdade de moda de Londres) e foi estilista para músicos antes de encontrar sua vocação para figurinos de cinema e televisão.



Ela ganhou 5 Emmys, 2 BAFTAs, 4 Costume Designers Guild Awards e diversos outros prêmios e nomeações. Só por Game of Thrones ela já ganhou 12 prêmios. Mais recentemente, vimos o trabalho dela na série The Crown (2016).


Em GoT não está determinada a época mas a inspiração é claramente da era medieval. Clapton criou todos os figurinos da série, e algumas jóias também, sempre levando em conta a história do personagem e sua personalidade. As mudanças nas roupas de um personagem, em qualquer produção, são reflexos de seu arco e estado psicológico. Em Game of Thrones é possível observar claramente as características únicas dos personagens, seja por algo grande o óbvio, como a cor, ou por algo pequeno e quase imperceptível, como detalhes do bordado.





"Dentro de cada uma de seus figurinos, há influências. Os trajes de Cersei emulam seu pai. Os de Sansa são parte pai, parte mãe. É a silhueta de seu pai com a pele, sua mãe está dentro. As texturas são muito da mãe. Até Littlefinger influenciou Sansa, de certa forma, com a decisão de como ela veste as coisas. Ela tirou muito conhecimento de pessoas más e, com sorte, vai usá-lo para bons resultados um dia. Eu tento sempre falar com isso - de onde eles vêm e o que eles passaram. "

Eu simplesmente amo todos os figurinos de Game of Thrones (e posso fazer vários posts sobre cada personagem se quiserem, ou de outras séries também) mas aqui vou focar em Sansa Stark. Uma das melhores personagens da série, Sansa teve um crescimento e desenvolvimento incrível. Ela é a que mais sofreu alterações em seu figurino, representando sua história, que todas sabemos que não foi nada fácil.



No começo da série, Sansa usa cores como azul claro e cinza claro, cores que representam o norte e as casas Stark e Tully. Seus vestidos são feitos de tecidos simples e têm bordados peixes, símbolo da casa Tully, lobos, símbolo da casa Stark, algumas flores e folhas, representando sua inocência e feminilidade. Suas roupas vão mudando ao longo do tempo e passam a ter dourado, o que mostra a influência dos Lannister sobre ela, principalmente de Cersei, a quem admira.







No final da primeira temporada vemos Sansa usando um vestido verde claro e um colar com um leão, que Joffrey deu a ela, mas na segunda temporada, após a execução de seu pai, ela está com o mesmo vestido mas é possível ver que ela passa a usar um colar com uma borboleta, simbolizando o abandono da admiração pelos Lannisters. Nesse vestido também é possível ver uma libélula, que remete ao romance sobre cavaleiros que ela gostava: Jenny of Oldstones and the Prince of Dragonflies. Sansa na segunda temporada aceita totalmente o estilo da capital, com vestidos parecidos com o de Cersei, com mangas longas e cintos dourados. Até seu cabelo é diferente e inspirado nos penteados da rainha.






Seu estilo começa a ser inspirado por Margaery Tyrell, com vestidos com flores e espinhos, mas com dourado e cintos, ainda mostrando sua influência Lannister.







Um ótimo exemplo de detalhes em figurinos que contam a história de um personagem é o vestido de seu casamento com Tyrion. Sansa não participou do desenvolvimento dele e seu design veio de Cersei, ou seja, não é romântico ou feminino com flores mas sim uma mensagem de dominância, mostrando que ela pertence a eles. Seu manto é bege e carmesim com leões no bordado. Em seu adereço em volta da cintura e pescoço é possível ver lobos e peixes juntos, suas casas de família, leões em cima de lobos, mostrando a sedução Lannister que sofreu, um leão com uma coroa Baratheon, Joffrey, e atrás de seu pescoço um grande leão, mostrando que Sansa agora pertence totalmente aos Lannisters.









Sophie Turner comentou em uma entrevista que os penteados de Sansa mostram quem a influenciava naquele momento. Ela vai de cabelo solto com poucas tranças como sua mãe, para coroas como Cersei, solto com os lados presos como Margaery, tranças que lembram sua mãe, até que começa a usar seu próprio estilo na sétima temporada, mostrando sua realização sobre quem ela é quando não está sendo manipulada.


"É verdade, há definitivamente uma correlação. Por tanto tempo, o cabelo de Sansa mudou temporada após temporada dependendo de quem a estava influenciando. Nos primeiros episódios ela era do norte, em Winterfell, e herdou de sua mãe com uma simples trança nas costas. Quando ela foi para Porto Real, era uma grande e decadente coroa, que era muito parecida com o que a rainha usava. Com Mindinho, ela pinta o cabelo de preto e usa preto. Então ela volta para Winterfell e retorna ao cabelo de sua mãe. Ela criou sua própria identidade na 7ª temporada e isso vai até a 8ª temporada. Ela escolheu como quer que seu cabelo seja, e ela é finalmente a líder e influenciadora em vez de ser influenciada por todos os outros. "

Quando Sansa está com Littlefinger ela tinge seu cabelo de preto e usa somente roupas pretas, conhecido como Dark Sansa. Ela estava tentando manter usa identidade em segredo e por isso mudou o cabelo para preto. As roupas mostram sua mudança de caráter também, é a primeira vez que vemos Sansa finalmente jogando o jogo dos tronos. Seu colar foi baseado na ideia de que Arya tinha needle e Sansa possui no final de seu colar um tipo de agulha. Suas roupas são bem parecidas com as de Baelish.








Ao voltar para Winterfell, em seu casamento com Ramsay, Sansa volta ao seu cabelo natural e usa branco, voltando para as tradições de suas casas Tully e Stark, com sua capa de pêlo e seus detalhes de peixe. Essa referência não aconteceu por Sansa, mas sim para deixar bem clara a junção das casas Stark e Bolton.





Ao fugir de Winterfell seu vestido é muito parecido com o que usava quando estava em King's Landing, simbolizando que novamente ela está deixando para trás um período em que era prisioneira.




Finalmente, na sexta temporada, Sansa se reúne com Jon e aos poucos volta a ser uma Stark. A partir desse momento suas roupas são feitas com pêlos, couro e o símbolo do lobo. Suas roupas são bem fechadas, simbolizando que ela agora é intocável. Clapton disse que o figurino com um cinto de couro da sétima temporada é sobre Sansa tomando controle sobre seu corpo. Os figurinos de Sansa são uma reação aos seus traumas passados.


"Isso é ela tomando de volta o controle sobre seu corpo"
"Eu o projetei para envolver seu vestido de renda lateral para representar a remoção absoluta de qualquer possível toque físico. Os vestidos dela também são apertados, incrivelmente difíceis de remover; é uma mensagem para Littlefinger."
"Com uma das peças-chave deste ano, eu queria que parecesse que ela estava realmente costurada ou atada em seu vestido - como se não houvesse jeito de entrar. Então desenhei um cinto que envolve o pescoço, passa o peito e em volta da cintura. Ela está tentando se proteger de todos os horrores que aconteceram. É uma forma de armadura. Será interessante ver como isso avança. "







Seu colar mudou um pouco, com apenas um círculo envolto em uma corrente, com uma pequena agulha na ponta. O círculo não possui mais uma linha dividindo-o em dois. Clapton recentemente explicou para um fã em seu instagram:

"Eu uso círculos pois eles representam uma mensagem emocional positiva de harmonia e proteção. O círculo é frequentemente usado para representar unidade e comprometimento, eles estão associados com a força das mulheres ... eles também representam comunidade ... a corrente representa seu senso de aprisionamento e a agulha é seu elo com a força de sua irmã que ela anteriormente não entendia..."

Em imagens promocionais da última temporada podemos ver Sansa com um vestido que parece de escamas de peixe, remetendo ao seu lado Tully.



Créd.: Entertainment Weekly


Em entrevista Sophie explica que Sansa usará armadura nessa temporada. Não uma armadura inteira, mas couro azeviche protetor.

"Esta é a primeira vez que eu tive uma armadura. A ideia de ser muito protetora e ela se abotoa sozinha. Eu queria que ela tivesse um pouco de armadura e fosse um pouco mais guerreira. Ela é como a guerreira de Winterfell.

E por último, na oitava temporada, temos Sansa usando uma armadura. Ela, como todos em Winterfell estão cientes de que uma guerra está por vir. O colar e os lobos ainda estão presentes. Ela é uma Stark e está em Winterfell. Sansa sabe quem ela é e sua identidade está mais forte do que nunca.





Texto por Isabella Conti




FONTES

(1) https://www.reddit.com/r/freefolk/comments/8pigkn/the_evolution_of_sansa_stark/

(2) https://texasgaltreasures.com/2019/04/16/gameofthronesjewelry-sansastarkjewelry/

(3) https://www.thisisinsider.com/game-of-thrones-sansa-stark-new-dress-meaning-2017-8

(4) https://inhabitat.com/ecouterre/10-embroidered-game-of-thrones-costumes-that-will-blow-your-mind/4/

(5) https://www.elle.com/culture/movies-tv/news/a47144/game-of-thrones-costume-designer-michele-clapton-easter-eggs/

(6 )https://www.imdb.com/name/nm0163449/awards

(7) https://www.youtube.com/watch?v=QZwY3rXg8SU

(8) https://www.youtube.com/watch?v=5jleZHsxSVw

(9) https://www.youtube.com/watch?v=Pk00ppQ5nNw

(10) https://www.youtube.com/watch?v=ritrPZRIEEY

nossa equipe tfp.png
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2019 por The Feminist Patronum.