the feminst patronum logo

Mais uma temporada de The Handmaids Tale está a caminho. De novo, June?

Foi anunciado em 13 de junho que a 5º temporada de O Conto da Aia irá retornar em Setembro deste ano, mas qual é a real necessidade de ter mais uma temporada?



Mesmo com o anúncio de Os Testamentos (sem previsão de estreia), o spin-off de The Handmaid 's Tale. Série baseada no livro de mesmo nome, que se passa 15 anos após os eventos de THT e conta a história das filhas de June, narrado por Tia Lydia. Mesmo com esta segunda produção trabalhando esses novos eventos e relembrando em alguns pontos o passado, foi anunciado assim que a quarta temporada encerrou, a renovação para uma quinta temporada.


Sabemos que a série é baseada no livro de Margaret Atwood, porém apenas a primeira temporada acompanha a narrativa da obra. As demais são criações livres, produção independente mas com os toques de Atwood e Elizabeth Moss, que estão presentes na direção e bastidores. A série em si é muito boa e se sustenta, ter a presença da autora é fundamental para estes desdobramentos de roteiro, fotografia, trilha sonora (um destaque para o episódio nove da terceira temporada) e outros, construindo as cenas. Traz um diferencial para o peso da trama.


Um desafio muito bem executado na segunda e terceira temporadas, foi o de criar do zero uma história que continuasse aquele pesadelo em Gilead. Embora alguns conflitos do início da quarta pudessem ter sido solucionados na anterior sem maiores dificuldades.


O princial ponto de THT é tratar a lascividade da República de Gilead, mas principalmente a aflição de ver a June sempre - sem sucesso - tentar escapar. O principal objetivo é saída de June de Gilead. A partir do momento que isso acontece, na metade da quarta temporada, não temos mais a necessidade de uma progressão, sustentado principalmente pela continuação em um spin-off.


O perfil de June já mudou ao longo das temporadas, se voltou para o lado da super heroína: nada irá mudar se ela não fizer nada. Sem nenhuma nova informação sobre Os Testamentos, uma possibilidade é o cancelamento, caso se encaminhe neste rumo as renovações podem até ser justificáveis.


Com a incerteza do gancho que vai amarrar este enredo, o medo da renovação é que a qualidade de produção caia, se lembre do que aconteceu com Game of Thrones. Porém, a quinta temporada de O Conto da Aia estreia em 14 de Setembro deste ano na Hulu. No Brasil, a série é distribuída pela GloboPlay e ainda não tem data.


Sendo boa ou ruim, assistiremos de qualquer jeito!



thheeeee feeeeem (1).png