the feminst patronum logo

Luca celebra as diferenças e valoriza amizades improváveis

Que a Disney Pixar é mestre em fazer filmes sensíveis e inteligentes, isso já sabemos. Luca, a mais recente animação do estúdio, é sobre tudo isso, mas sua grande força está no aprendizado e no encanto com o novo.

Divulgação: Disney Pixar

O que um Vespa e um menino-peixe têm em comum? Bom, até a estreia de Luca, não tinha.


Luca é um garoto, ou melhor, um ser marítimo, que como qualquer criança em sua faixa etária é curiosa, tudo é novidade e super interessante. Porém, possui pais superprotetores que tentam cuidar de seu filho de modo a deixá-lo o mais longe possível dos perigos que os cercam. Neste caso, os monstros terrestres: os humanos.


Num certo dia, conhece Alberto, outro menino-peixe, mas que diferente de Luca é "livre" para se aventurar na terra. O proibido, com a curiosidade e a oportunidade vinda do conhecimento do mundo terrestre apresentado por seu novo companheiro, fizeram com que Luca desobedecesse seus pais.


Toda essa narrativa recorda em aspectos o ocorrido em "Procurando Nemo" (2003, também dos estúdios Disney Pixar): a vontade de desbravar o mundo ainda mais fortalecida com um simples não, não pode, não faça, não vá...


Na vila Italiana de Porto Rosso, lugar em que acontece o inverso, os humanos têm medo dos monstros marinhos, Luca e Alberto conhecem e iniciam uma amizade com Giulia e formam o trio dos "excluídos", os "estranhos" que todos se mantêm distantes.


Pela primeira vez, vi um personagem com deficiência física em uma animação, o pai de Giulia, espero ver mais personagens (e protagonistas) em outras animações.


Regado de uma boa trilha sonora digna de pequenos vilarejos italianos e muitas cores que dão vida e alegria à narrativa. Aproveitamos várias expressões locais, como o aplicado em "Viva - A vida é uma festa" (2017).


O filme não foi feito para te arrancar lágrimas, como a maioria das produções do estúdio, mas deixa sua mensagem nos risos, nos desafios que uma criança enfrenta. Além disso, celebra a aceitação das diferenças e o companheirismo.


Com direção de Enrico Casarosa, Luca está disponível no Disney+. Assista o trailer:


estelar tfp.png
thheeeee feeeeem (1).png