the feminst patronum logo

Linha cronológica da Pixar

Em 2021, a Pixar Animation Studios está completando 35 anos e, para celebrar, preparamos uma linha do tempo sobre um dos maiores e mais famosos estúdios de produções animadas.

1986

• A Pixar começou em 1979 como parte da Divisão de Computadores da Lucasfilm, um grupo encarregado de criar tecnologia computacional de última geração para a indústria cinematográfica e responsável posteriormente pelo desenvolvimento do computador gráfico Pixar Image Computer. Mas foi em 1986, após ser comprado por Steve Jobs, que oficialmente o grupo virou uma empresa independente.

• O primeiro trabalho da Pixar foi para um projeto da Disney. Na época, a Walt Disney Studios se interessou pela tecnologia da empresa para o CAPS, o Sistema de Produção de Animação por Computador, que revolucionaria a criação de filmes de animação tradicionais.

• Neste mesmo ano, é lançado o primeiro curta-metragem da Pixar: Luxo Jr., que apresenta a história do abajur que se tornou a marca registrada do estúdio. Com direção de John Lasseter, o curta foi o primeiro filme de animação por computador a ser indicado ao Oscar®, recebendo uma indicação de Melhor Curta-Metragem Animado.


1987

• No ano seguinte, mais um curta é lançado pelo estúdio, O Sonho do Red. A estreia aconteceu na SIGGRAPH, conferência de computação gráfica, tendo uma parte do filme renderizada inteiramente no Pixar Image Computer.

1988

• O sistema de animação Marionette (Menv) e o renderizador RenderMan® são usados para produzir Tin Toy, o terceiro curta da Pixar.

• Uma versão parcialmente concluída de Tin Toy é exibida na SIGGRAPH. Já a estreia do filme finalizado aconteceu no Ottawa International Film Festival. Tin Toy foi o primeiro filme de animação por computador a receber um Oscar®, na categoria Melhor Curta-Metragem Animado em 1989.

1989

• O curta Knick Knack, primeira animação da Pixar produzida em 3D estereoscópico, é lançado.

• A primeira versão comercial do RenderMan® é lançada.

• Pixar começa a produzir comerciais. O primeiro é um anúncio do suco de laranja Tropicana, “Wake Up”, dirigido por John Lasseter.

1990

• Os animadores Andrew Stanton e Pete Docter ingressam na Pixar. No final do ano, cada um anima um comercial, Andrew Stanton produz “Quite A Package” para Trident e Pete Docter anima “Boxer” para Listerine. A experiência de produzir comerciais traz para a empresa a expertise em argumentos de venda, narração de histórias e trabalho com clientes, além de permitir que ela desenvolva e refine suas técnicas de produção.


1991

Disney e Pixar anunciam um acordo “para fazer e distribuir pelo menos um filme de animação gerado por computador”.

• A Pixar começa então a trabalhar no projeto do filme Toy Story, enquanto continua a produzir comerciais e outros materiais curtos, incluindo anúncios para a televisão.