the feminst patronum logo

Light & Magic | Como surgiu a revolucionária divisão de efeitos visuais da Lucasfilm

"Talvez tenha uma razão para eu estar aqui." - George Lucas.


Em 1975, quando Star Wars recebeu o sinal verde para produção, George Lucas percebeu que não existia uma empresa de efeitos especiais que oferecesse o que ele precisava para dar vida à sua história. Apesar de se inspirar no que foi feito em 2001: Uma Odisseia no Espaço, ele buscava mais movimento e ação para seu novo filme.


Por isso, Lucas precisou formar um time ele mesmo, através de conexões que ele havia feito ao longo de suas outras experiências, e no processo "boca a boca", onde um indica o próximo que indica o próximo. Assim nasceu a revolucionária Industrial Light & Magic, a divisão de efeitos visuais, animação e produção virtual da Lucasfilm.


Divulgação: Lucasfilm

Foi através de muita insistência de George Lucas que Star Wars ganhou vida, e, mesmo quase 50 anos depois, continua conquistando novos públicos. Empresas como a Warner Bros. negaram o roteiro por ser diferente demais para a época, até mesmo sem sentido. E foi na Fox que a opera espacial de Lucas conquistou um lar, gerando grandes expectativas e um tempo de produção curtíssimo.


Light & Magic é uma docusérie em seis episódios, dirigida por Lawrence Kasdan que utiliza de fotos e vídeos nunca divulgados anteriormente para nos contar como foi o processo de dar vida filme de 1977, e como a ILM vem se modernizando ao longo dos anos, sendo pioneira em diferentes tecnologias no ramo desde o primeiro Star Wars, à renomada e reconhecida tecnologia de The Mandalorian.


O principal ponto positivo do documentário foi acompanhar essa jornada sendo narrada pelas próprias pessoas que fizeram parte da fundação da ILM em 1975, e que, apesar do prazo apertado, a liberdade criativa que essa equipe teve foi tão grande que todos trabalhavam por prazer, divertindo-se com o processo.


Tudo foi construído do zero: a tecnologia, as maquetes das naves, os cenários pintados à mão, as câmeras que fizeram os exatos movimentos que eles precisavam. Imagine só, o design da Millenium Falcon surgiu através do olhar de uma pilha de pratos sujos na pia, e da imaginação de como um sobre o outro ficaria.


Divulgação: Lucasfilm

Aliás, apesar de Star Wars ser o ponto de início, não é a única franquia abordada, uma vez que a empresa cresceu ao ponto de trabalhar também com Marvel, Harry Potter e Jurassic Park, por exemplo. Por isso, Light & Magic é obrigatório não apenas para fãs de Star Wars, como fãs do cinema no geral!


Estreia em 27 de Julho exclusivamente no Disney+




thheeeee feeeeem (1).png