the feminst patronum logo

Lendários: uma saga de aventuras mágicas repletas de pautas atuais

"Quando as sombras se erguem, a luz há de acender. Quando sangue é derramado, o chamado do sangue ouvirei. Pelo Rei e sua Távola, pela Ordem e seu poder. Pelos juramentos eternos, a linhagem é a lei"

O que a lenda do Rei Arthur tem a ver com uma garota negra da Carolina do Norte? Bom, os LENDÁRIOS explicam.

Brianne Mathews, uma jovem negra de 16 anos, que desde a primeira página sofre com o luto, pela recente morte de sua mãe num acidente de carro. A maior razão pela qual Bree sucumbe ao sentimento é uma briga, a última relação que mãe e filha tiveram juntas, o medo de a mãe ter morrido com raiva dela, a torna cada vez mais triste.


Bree entra para a pré faculdade na UCN (Universidade da Carolina do Norte), um programa que prepara jovens em potencial antes da faculdade. Mathews é brilhante, mas a ideia de estar ali é mais como uma fuga da presença da mãe refletida em cada canto de sua casa. Aqui, a autora, Tracy Deonn, escolheu propositalmente para a personagem os sintomas de luto traumático e transtorno do luto complexo persistente, ela revela


"Escrevi Lendários em parte porque espero aumentar a conscientização sobre essas condições às vezes comórbidas, sobretudo quando ocorrem devido à perda de um dos pais e/ ou quando ocorrem em jovens. (...) também aborda o trauma intergeracional vivido por descendentes de pessoas escravizadas, as formas pelas quais o trauma pode se manifestar entre pais e filhos e os legados de trauma racial, opressão e resiliência.".


Logo no primeiro dia, Bree e sua melhor amiga Alice quebram as regras, indo a uma festa clandestina durante a noite e Matt (como Alice a chama) presencia um evento inexplicável, vê um Demônio. Mas é ali que tudo começa.


Como punição, Bree e Alice recebem um tutor, o de Bree é Nicholas Davis, o Nick. Contra vontade, nem se apresentam de modo decente e novamente o evento acontece, Bree descobre que Nick é um Juramentado e faz parte daquilo também. A verdade? Crias Sombrias (demônios) atravessam um portal em ameaça aos Primavidas (humanos). Os cavaleiros da Távola Redonda se formam em uma associação chamada Ordem, e são designados para proteger os humanos, já que Crias Sombrias são invisíveis para nós.


A relação entre Nick e Bree se estreitam, pois ela vê tudo o que acontece. Ferida, Davis a leva para Ordem onde pode se recuperar com a medicina de lá, com magia. Nick na verdade é o herdeiro do Rei Arthur, mas que rejeitou publicamente seu título e estava afastado da Ordem há muito tempo. Naquela noite memórias de Bree do dia do acidente de sua mãe retornam, e se lembra de ter visto a magia manipulada pela Ordem.