the feminst patronum logo

Guia de Leitura: Sandman

Atualizado: Jun 8

A Netflix está produzindo uma série de Sandman, baseada nos quadrinhos escritos por Neil Gaiman. Se você, assim como muita gente, se sente perdido no meio de tanta informação, esse guia de leitura é perfeito para você.

guia de leitura sandman
Foto por Dunia Ahamad

Sandman passou por idas e vindas de inúmeras possíveis adaptações ao longo dos anos, chegando até mesmo a ter uma equipe e parte de cast divulgado, tendo o projeto deixado de lado tempos depois por diferenças criativas.


Foi dito também que pela natureza da história, um filme nunca seria o suficiente para explorar esse universo, dada a complexidade e quantidade de conteúdo que pode ser abordado.


Finalmente tivemos a confirmação esse ano que uma parceria improvável (e extremamente cara) aconteceu entre a Warner Bros, detentora dos direitos de publicação de Sandman, e a Netflix.


A série que será a mais cara da DC até hoje contará com 11 episódios, ainda sem data de estreia, e contará com Allan Heinberg (Mulher-Maravilha; Grey’s Anatomy) como roteirista e showrunner, além do próprio Neil Gaiman e David Goyer (Constantine; Krypton) como produtor-executivo. Neil, inclusive, mencionou já estar trabalhando no piloto da série e ao que tudo indica será extremamente fiel aos quadrinhos.


Viu toda a agitação nas redes sociais com esse anúncio e se interessou em ler os quadrinhos de Sandman, mas não sabe por onde começar? Calma que eu te ajudo!


Apesar de possuir um arco “Prelúdio”, Sandman não começa por ele, na verdade, se você ler esse Prelúdio antes de ler as 75 edições principais algumas coisas não farão sentido.


Sandman completou 30 anos em Janeiro de 2019 e para ler direitinho, você vai precisar embarcar em um túnel do tempo.



Prelúdios e Noturnos


Como mencionei anteriormente, Sandman é composto por 75 edições principais, histórias derivadas sobre o personagem principal Morpheus e sobre alguns dos outros personagens, além do Prelúdio (mais conhecido como Overture), e os arcos “Sandman Apresenta”.


Para começar a leitura, você deve ir na edição número 1, O Sono dos Justos, e seguir na ordem a partir daí. As 8 primeiras edições de Sandman constituem o arco conhecido como Prelúdios e Noturnos, que será o tema central da primeira temporada da série, onde o protagonista Morpheus, Rei dos Sonhos, precisa se libertar de uma prisão e recuperar seu poder e seu reino que fica abandonado por 70 anos.



Edições Definitivas


Sandman é dividido em 13 arcos, como dito no tópico anterior você irá começar a leitura por Prelúdios e Noturnos, mas o que vem depois?


  • Sequência dos arcos:

Sandman: Prelúdios e noturnos (01 a 08)

Sandman: A casa de bonecas (9 a 16)

Sandman: Terra dos sonhos (17 a 20)

Sandman: Estação das brumas (21 a 28)

Sandman: Espelhos distantes (29 a 31 e 50)

Sandman: Um jogo de Você (32 a 37)

Sandman: Convergência (38 a 40)

Sandman: Vidas breves (41 a 49)

Sandman: Fim dos mundos (51 a 56)

Sandman: Entes queridos (57 a 69)

Sandman: Despertar (70 a 73)

Sandman: Exílio (74)

Sandman: A tempestade (75)


Se você for como eu, que prefere ler tudo de uma vez, existem as Edições Definitivas.


Existem 5 Edições Definitivas de Sandman, as 75 edições centrais estão divididas entre as quatro primeiras (sempre em ordem), a quinta edição contém algumas das principais e mais importantes histórias extras. A maior vantagem de adquirir uma Edição Definitiva é pela quantidade de conteúdo que você vai ter em mãos ao comprar uma, mas ao mesmo tempo, o preço pode ser salgado, ainda mais que elas estão se tornando cada vez mais “raras” nas livrarias.


Foi lançado também uma Edição Definitiva apenas sobre a personagem Morte, irmã do Morpheus, com alguns arcos que além de muito interessantes, são leituras essenciais para um fã de Sandman.



Edição Especial de 30 Anos


Em comemoração aos 30 anos de Sandman, a Panini está lançando aqui no Brasil edições comemorativas sobre cada arco. Até a finalização desse texto, apenas 3 edições haviam sido lançadas, tendo como previsão até o fim do próximo ano para conclusão de todas as 10 publicações.


Apesar de conter apenas um arco por volume, vale muito a pena colecionar essas edições pois além de bem mais acessíveis do que as Definitivas, se você prefere ler aos poucos e ter tudo separadinho na estante, essas edições são perfeitas.



Prelúdio - Overture


Lidas todas as 75 edições e o conteúdo extra da Edição Definitiva 5, você já está pronto para ler o Prelúdio. Mas por que só agora?


Noites Sem Fim é um dos quadrinhos que está presente na última Edição Definitiva e serve como uma boa contextualização do que será abordado no Prelúdio.