the feminst patronum logo

Francesca Michielin | Conheça uma das mulheres mais influentes da Itália

A cantora, compositora e maestra italiana Francesca Michielin recentemente entrou na lista das 100 mulheres mais influentes da Itália em 2022, classificada pela Forbes. O título não poderia vir em melhor hora, afinal Francesca está no auge de sua carreira.


Francesca foi revelada no X-Factor Itália e ganhou fama na música. Este ano lançou o seu primeiro romance “Il cuore è un organo” (sem adaptação brasileira). Recentemente estreou a segunda temporada de seu seu podcast “Maschiacci”, em que aborda pautas feministas e conversa com convidados articulando por meio da linguagem, criando espaços para questionar sobre as lutas das mulheres conforme a especialidade de cada um.



Nas letras de suas canções, inclui sempre discursos sobre a posição em que as mulheres ocupam e como são vistas na sociedade. No mundo “cor de rosa” em que vivemos, é considerada um ponto fora da curva, uma moça que gosta de futebol e aprecia a Fórmula 1. No clipe de seu último single “Occhi grandi grandi” ainda há referências à filmes como a animação “The House” (Netflix, 2022), “A Bruxa de Blair” (Amazon Prime Video, 1999), “As Três Máscaras do Terror” (1963), “Um Lobisomem Americano em Londres” (Amazon Prime Video, 1981) e “Intriga Internacional” (HBO Max, 1959).


No festival de Sanremo de 2022, conduziu orquestra para a apresentação de Emma Marrone e durante a noite de covers cantou “Baby, one more time” de Britney Spears, com a colega. A escolha da música também foi simbólica, afinal a competição aconteceu próximo do movimento “Free Britney”, assim as cantoras resolveram homenageá-la com a releitura.


Seu currículo não para por aí. Na categoria “Melhor Canção Original”, a música “Nei tuoi occhi” (2021), tema do longa “Marilyn ha gli occhi neri” (Netflix, 2021) foi indicado em duas premiações. Em maio, ao “David di Donatello 2022” (concedido pela Academia Italiana de Cinema, o Oscar italiano) e no “Nastro d'Argento” (prémio de cinema atribuído pela associação de críticos de cinema italiano), em junho.


Hoje, aos 27 anos, 10 anos depois de vencer o X-Factor, Francesca conduz as apresentações da edição de 2022 do programa. Se prepara para uma turnê em alguns teatros italianos no próximo ano, em celebração aos 10 anos de carreira.


Principais músicas da artista: