the feminst patronum logo

Explicando a Interseccionalidade de forma rápida



Video by @amahiesthirdeye /tradução por Cecília Ferreira “Supremacia branca é mais destrutiva do que misoginia…”


“Mas elas são a mesma coisa”.


“O quê?!”


Eu acho que o que você está tentando dizer é que racismo é pior que sexismos, mas na verdade, cada um é um lado da mesma moeda…


Então, a mais ou menos 500 anos atrás, um grupo de supremacistas brancos criaram esse sistema que temos nos dias de hoje, nós vamos chamar esse sistema de “Nível 0”. E então, eles só se importavam com dominância, controle e poder, e isso iremos chamar de “Nível 1”. E a maneira pela qual eles mantinham e mantêm essa dominância, controle e poder, é através do patriarcado, do racismo, do capacitismo e de mais algumas coisas que provavelmente estou me esquecendo agora. E isso iremos chamar de “Nível 2”. E daí, abaixo do Nível 2, nós temos o "Nível 3”, que são as coisas que nós normalmente reclamamos, e eu espero que todos nós já tenhamos conhecimento, por estarmos familiarizados com tudo.



Então, quando temos discussões como:


“Animais são melhores que seres humanos, mas racismo casual não é tão problemático”.

“Precisamos da liberação negra, mas mantenham os gays longe de mim!”

“Racismo não existe, eu sou pobre e eu sou branco!”


Nós só estamos atrasando a nós mesmos, porque todos somos vítimas do mesmo sistema! Mas alguns de nós podem ser afetados por diferentes lados do Nível 2, portanto, interseccionalidade!


“Sim, mas se não fosse pelos colonizadores criando o mundo do supremacismo branco, nós não seríamos civilizados! Nós estaríamos correndo por aí pelados e morando em ocas!”


Então, isso na verdade é uma conversa de colonizador, da qual eu não vou me aprofundar. Por isso, não vou nem lembrar vocês sobre o Império Mali, (no oeste da África), que tinha uma universidade com uma biblioteca que tinha mais de 700 mil manuscritos. O Reino de Kush, no Sudão do Sul (no centro-leste da África). E como vocês se esqueceram do Egito?! “Mas os egípcios eram brancos!”. Tá bom, vamos só aplicar um pouco de pensamento lógico nisso. Vocês realmente acham que 3000 AC as pessoas nessa parte da terra (Nordeste da África), eram brancas?!


*Risos* É, eu sei, eu não posso nem sair no sol por mais de 15 minutos sem acabar tendo queimaduras do sol, então isso realmente faz sentido.


E nós provavelmente teríamos sido muito mais felizes vivendo em ocas! Mas de qualquer jeito, o sistema atual não funciona!


“Mas se o sistema é tão ruim, como que ainda estamos usando ele?!”


Por que as pessoas que começaram com esse sistema não eram mais espertas que ninguém, elas só eram mais violentas!



estelar tfp.png