the feminst patronum logo

Entrevista com o vampiro | A série

Atualizado: 17 de ago.

Durante a San Diego Comic Con deste ano, foi lançado o trailer da série "Entrevista com o Vampiro", inspirada no famoso livro homônimo, de Anne Rice, publicado em 1976, a primeira obra de sucesso da autora.


O livro já conta com uma adaptação, protagonizada por Brad Pitt, como Louis e Tom Cruise, como o vampiro Lestat. A promessa da série, é que seja mais fiel aos eventos desenvolvidos na obra original.



O livro de Anne Rice é considerado um clássico da leitura gótica e também das histórias de vampiro, e para quem está tendo o primeiro contato com ele, as expectativas são altas, mas cuidado, você pode se surpreender.


Minha experiência se iniciou a partir do filme de 1994, estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt. A narrativa em primeira pessoa, como uma entrevista propriamente dita, aproxima o espectador e dá os contextos necessários para o desenvolvimento. É um ótimo filme. A julgar pelo ano de produção e lançamento, contém uma estética e maquiagem que valorizam a ideia do gótico. Também não é apelativo para a classificação indicativa proposta de 14 anos. Porém, partindo como repertório do livro, temos outra perspectiva da narrativa em algumas situações com características bem semelhantes até certa altura da introdução, inclusive alguns diálogos são idênticos, mas a motivação foi alterada para encurtar o tempo de tela do longa.


Recentemente houve uma discussão no Twitter em que o questionamento permeou a pedofilia. Temos de tomar cuidado ao trabalhar este questionamento porque a leitura se baseia num contexto gótico e a adaptação de tradução podem ser realizadas de forma errônea, principalmente quando esse tipo de leitura não é tão comum e disseminada aqui no Brasil.






Além desse questionamento, que realmente causa incômodo em diversos momentos da leitura, outro ponto negativo é o quão preconceituoso esse livro é, sendo Louis um dos personagens mais racistas, tratamento evidenciado na forma com que tratam as pessoas que trabalham na fazenda ou na mansão e reforçado pelos diálogos. No filme esta relação não é tão explícita.


A promessa da série é que seja mais fiel ao livro, porém, pelo trailer e breve sinopse podemos ter uma nova vertente na narrativa. Produzida pela AMC, e distribuída pela HBO (ainda sem previsão no Brasil), a série acompanha Louis, interpretado por Jacob Anderson, o Verme Cinzento de Game of Thrones, narrando ao jornalista Daniel Molloy seu relacionamento com o vampiro Lestat (Sam Reid). O questionamento da vez será baseado no fato de que Louis é um cara negro vivendo em Nova Orlens em 1910.





thheeeee feeeeem (1).png