the feminst patronum logo

Entenda a polêmica do Globo de Ouro

Ontem (10), a NBC cancelou oficialmente a exibição do Globo de Ouro. A premiação sempre foi bem conhecida por ser polêmica, desde os bastidores até os indicados e vencedores. Envolvendo situações de racismo, suborno e assédio sexual.


globo de ouro polêmica
Modern Family sendo cirúrgica

Antes de entrar nesse tópico, gostaria de lembrar a todos que Hollywood é super complicada, comandada quase 100% por homens brancos e cis, as poucas mulheres que ganham destaque atrás das grande corporações também são brancas e cis. A indústria cinematográfica está cheia de pessoas ricas e egocêntricas que fazem de tudo pelo sucesso e mais dinheiro, então sempre foi muito "comum" as polêmicas serem jogadas para baixo dos tapetes.


Entendendo o que levou o cancelamento da exibição

Estamos partindo do princípio que a indicação de 'Emily In Paris' tenha sido o estopim para o boicote, além de claro, o racismo escancarado da produção do evento.


Foi uma grande surpresa para todos que a série 'Emily in Paris' tenha ganhado uma indicação a um dos maiores prêmios de Hollywood, até porque sabemos que a série não é uma super produção e pode ser considerada bem básica.


Então como isso foi acontecer? De acordo com o Los Angeles Times, TODOS os votantes do Globo de Ouro receberam uma viagem para Paris com tudo pago durante as gravações de 'Emily in Paris'. Por mais que isso pareça extremamente absurdo, ainda é permitido e legalizado pela associação.


Quer comprar uma opinião? Vá para Paris.


Agora chegamos na parte que realmente fez as pessoas tomarem atitude, considerando que a compra de votos já é algo bem recorrente.


A Hollywood Foreign Press Association (HFPA), organização jornalística que faz o Globo de Ouro, não há nenhum negro entre os 87 membros votantes da premiação.


Nos últimos anos, a HFPA vem negando pedidos de conferências de imprensa para grandes filmes e séries com elencos liderados por negros, como 'Bridgerton' e 'Queen & Slim'. Quem expos essa parte sobre a negação dos pedidos foi a produtora Shonda Rhimes.


"E mesmo assim me chamaram para ir na cerimônia. Não somos os únicos. É por isso que a casa deles está pegando fogo. Eles acenderam a chama com sua ignorância." - Shonda Rhimes,

Se achávamos um absurdo que séries incríveis, como 'I May Destroy You', haviam sido esnobadas pela premiação, agora sabemos o motivo: nenhum dos membros votantes se da ao trabalho de assistir produções protagonizadas ou produzidas por pessoas negras.


"Baseado na qualidade das perguntas, eu perguntei 'Algum de vocês assistiu [Olhos Que Condenam]?'" - Ava DuVernay para os 20 votantes do Globo de Ouro que compareceram na conferência da minissérie.

E agora?

A Netflix, Amazon Studios e Warner Media (HBO) cortaram relações com a HFPA e não enviarão mais suas produções até que mudanças significativas sejam feitas dentro da organização.


Em complementação aos boicotes, a NBC cancelou oficialmente a exibição do Globo de Ouro 2022. O canal disse que, caso aconteçam verdadeiras mudanças, a exibição será repensada para 2023.


“Continuamos a acreditar que o HFPA está comprometido com uma reforma significativa. No entanto, mudanças dessa magnitude exigem tempo e trabalho, e acreditamos fortemente que o HFPA precisa de tempo para fazê-lo direito.” - NBC
estelar tfp.png