the feminst patronum logo

Doctor Who | Especial de Ano Novo e o adeus de Jodie Whittaker

Atualizado: 21 de abr.

No último dia 31 de outubro, a 13º temporada de Doctor Who foi ao ar. Um pouco mais reduzida que as demais, com apenas 6 episódios, devido a pandemia, foi marcada pelo adeus de Jodie Whittaker que nos acompanhou como a décima terceira versão do The Doctor - a primeira mulher a ocupar esta posição.



Infelizmente, a história de que era para ser um marco na série (com seus mais de 50 anos), não foi tão bem sucedida assim. Com temporadas mornas e episódios que não amarravam as histórias da forma que estávamos acostumados, uma tentativa de inovação que acabou fracassando.


Para este ano seguimos o visto nos dois últimos especiais: Episódios de ano novo. Esperamos que para este especial venha algo bom, mantendo a qualidade desta terceira temporada (de redenção), e não o fiasco que foram os últimos.


Ao longo da temporada vimos Doctor enfrentar o “Flux”, fim de todos os universos. Revimos várias personagens favoritos dos whovians e que não contracenaram com esta versão de The Doctor, como os Anjos Lamentadores, os Woodies, os Ciborgues os Sontarans até mesmo o retorno de Kate Stewart e fomos apresentados à novos personagens: Karvanista e os Lupari (ou Chewbacca?), Vinder, e os vilões Azure e Swarm.


Além do “Flux” temos eventos ligados ao seu passado (apresentados em “The Timeless Child”), inclusive a participação de um personagem importante indicado pelo Mestre. Muitos mistérios são envoltos e poucas coisas são reveladas sobre sua história, além de escolher não saber de seu passado.


Neste contexto, além dos seis episódios e o especial de ano novo, teremos um segundo especial, o do centenário da BBC. Poucas coisas ainda foram reveladas, mas o que a gente sabe é que a última cena da Jodie enquanto Doctor já foi gravada já foi finalizada, mas até agora não temos nenhum indício de quem possa ser e próximo Doutore, quando a próxima temporada vai começar e se esta última cena foi a regeneração do personagem.


Além da regeneração que deve finalizar esse arco, também não foi divulgado se suas atuais companions irão continuar na próxima temporada ou se este ciclo vai ser encerrado junto da despedida de Whittaker.


O especial chega dia 1º de janeiro na BBC One, e nas imagens já divulgadas teremos os Daleks mais uma vez. No Brasil, a série vai sair do catálogo da Globo Play, deixando diversos fãs angustiados e a incerteza de qual streaming irá incorporá-la. Por enquanto só nos resta aguardar.



thheeeee feeeeem (1).png