Dia do Rock: 5 bandas incríveis formadas por mulheres mais incríveis ainda

Atualizado: 15 de Jul de 2019

Dia 13 de julho é comemorado o dia internacional do Rock! E para celebrar essa data tão especial para os amantes desse estilo musical, resolvemos listar 5 bandas formadas somente por mulheres para vocês conhecerem ou relembrarem ;) Então, simbora por que a lista tá maravilhosa :


1-The Runaways :

A banda formada por Joan Jett (guitarrista), Cherie Curri(teclados)e, Lita Ford (guitarrista solo), Sandy West( baterista) e Jackie Fox( baixista)- variando algumas integrantes durante os anos- foi um verdadeiro estouro nos anos 70, sendo o primeiro grupo de Punk Rock formado exclusivamente por mulheres.Um dos hits mais aclamados são “Cherry Bomb”,”Queen Of Noise” e “Born to be Bad”. Começando como um power trio, o grupo era formado inicialmente por Joan Jett, Lita Ford e a baixista Micki Steele.




2-The Bangles :



A banda americana de Pop- Rock, sucesso nos anos 80, formada em Los Angeles, com suas integrantes : Susanna Hoffs, Michael Steele (ex- The Runaways) , Vicki Peterson, Debbi Peterson, Annette Zilinska, Abby Travis. Os hits “Walk Like a Egyptian, “Manic Monday” e “Hazy Shade of Winter” foram eleitos em primeiro lugar na revista Billboard , assim como o single “Eternal Flame”, de 1989.Originalmente chamado de “The Bangs”, o grupo começou como um trio formado apenas por Susanna Hoffs, Vicki e Debbi Peterson. Na formação inicial, apenas com o acréscimo de Anette Zilinska, Susanna Hoffs ocupava o local dos vocais e guitarras, dividindo com Vicki Peterson. Debbi, a baterista, também compartilhava o vocal e Anette, baixista, e intercalava o vocal com as demais quando necessário.



3-L7


A banda formada por Donita Sparks( vocalista e guitarrista), Dee Plakas( baterista e vocal de apoio), Suzi Gardner(guitarrista e vocalista) e Jennifer Finch( baixista e vocal de apoio) nos 80 faz grande sucesso até hoje. O quarteto foi um dos responsáveis por trazer o feminismo para o movimento grunge, e com letras politizadas, deram inicio à resistência feminina que surgiu na década de 90, com objetivo de combater o machismo no movimento punk norte-americano, quebrando o preconceito para que mais bandas femininas nesse estilo pudessem surgir. O single “Pretend We’re Dead” é o hit de maior sucesso da banda, e esse ano lançaram 2 álbuns com inéditas- “Scatter the Rats” e “Alfa Y Omega”.


4-Warpaint :



O grupo do chamado “rock experimental” ou indie rock foi formado em Los Angeles em 2004, por Emily Kokal (vocalista e guitarrista), Theresa Wayman( guitarrista, tecladista e vocalista), Jenny Lee Lindberg (baixista e vocalista) e Stella Mozgawa (baterista e tecladista) e com uma pegada shoegaze e dream pop, as meninas lançaram por enquanto, 3 álbuns e 1 EP- Exquisite Corpse (2008- EP), The Fool (2010), Warpaint (2014) e o mais recente, Heads Up, de 2016. Entre apresentações em festivais de música e uma extensa turnê, a banda também contribuiu para o álbum tributo We Were So Turned On : A Tribute to David Bowie, onde o cover de “Ashes to Ashes” foi inserido.



5-Haim :



A banda de indie rock formada em 2006, em Los Angeles, na Califórinia conta com as irmãs Danielle( guitarrista e vocalista), Este(contrabaixista) e Alana Haim( teclados e percussão). Vindas de uma família de músicos, tiveram muitas referências musicais dos anos 70 e do gênero americana ( mistura de sons folk, country, rhythm & blues, rock & roll). O grupo também contava com os pais -Mordechai “Moti” Haim na bateria e com Donna, mãe do trio e guitarrista. Conforme foram alcançando grande espaço no cenário musical, as irmãs Haim também passaram a incorporar o pop e o R&B em suas músicas. Até agora,possuem dois álbuns lançados : Days are Gone(2012) e Something To Tell You(2016). O hit que as tornou famosas, “Forever”, faz parte do primeiro álbum e emplacou as paradas dos Estados Unidos quando foi lançada.



Por tanto, depois de todas essas dicas de bandas incríveis, vemos que o Rock’n’Roll deixou de ser- há muito tempo- só coisa do universo masculino, não é mesmo? Cada vez mais, vemos mais mulheres ganhando o devido e merecido espaço na indústria, curtindo e falando mais sobre o assunto; indo a mais shows de rock e heavy metal, grunge entre outros e escrevendo sobre, precisando provar cada vez menos que “conhece” tais músicas de determinada banda para se mostrar fã do assunto. Nós manjamos de Rock e pronto, right, girls? ;)


Por fim, não deixe de contar pra gente o que vocês acharam dessa lista : gostaram? Faltou alguma banda que vocês queriam ver? Indica pra gente! Quem sabe não fazemos uma lista só com bandas brasileiras? ;) Também queremos saber : conhecem todas as bandas do post? Não conhecem nenhuma? Então já adiciona nas playlists! Prometo que vocês não vão se arrepender <3



nossa equipe tfp.png
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2020 por The Feminist Patronum.