the feminst patronum logo

Conheça Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate

Wanda Django Maximoff, conhecida também por Feiticeira Escarlate, é uma personagem da Marvel Comics criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1964, tenho sua primeira aparição no quadrinho Uncanny X-Men #4.

quem é a feiticeira escarlate wanda maximoff
Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff

Wanda e seu irmão gêmeo Pietro nasceram na Sérvia, e por muito tempo eles foram considerados filhos mutantes de Magneto. Ela era na verdade uma órfã que foi vítima de experimentos pelo Alto Evolucionário no Monte Wundagore, ao se assustar com os resultados ele devolveu os gêmeos e fingiu que eles eram meros mutantes, mas ela se tornou uma condutora da Magia do Caos, permitindo-lhe manipular a probabilidade e distorcer a própria realidade.


Treinada por Agatha Harkness para se tornar uma das mais poderosas manejadoras de magia da Terra. Ela se juntou à Irmandade dos Mutantes do Mal lutando pela causa de seu "pai", ao lado de seu irmão, embora isso tenha durado pouco e ela mais tarde foi recrutada para os Vingadores, tornando-se um de seus membros mais importantes ao lado de seu irmão.


Ela se apaixonou pelo sintozóide Visão, também membro dos Vingadores, mas eles estavam sendo manipulados por Immortus para que Wanda não tivesse filhos. Ao utilizar a Magia do Caos para criar os gêmeos Billy e Tommy, parte dessa energia necessária veio da alma do demônio Mephisto, que depois reabsorveu-os. Agatha Harkness criou um feitiço par fazê-la esquecer seus filhos e aliviar sua dor. Mais tarde Wanda acabou se lembrando do acontecimento e reprimiu de sua memória a longo prazo. Sua relação com o Visão não foi mais a mesma e os dois se divorciaram.


Ao servir os Vingadores da Costa Oeste, Wanda se apaixonou por Magnum, que veio falecer na primeira Força Tarefa da equipe, e ela utilizou a Magia do Caos para traze-lo de volta. Por algum tempo, Magnum era principalmente uma nuvem de energia iônica que Wanda precisava convocar. Treinar com Agatha Harkness aumentou o controle de Wanda sobre a Magia do Caos. Mesmo depois que Agatha morreu, sua forma astral continuou a ajudar Wanda. No entanto, pelo menos parte desse treinamento pode ter sido uma ilusão feita pela própria Wanda.


Utilizar a Magia do Caos fez com que Wanda gerasse um desequilíbrio mental em si mesma. Ao escutar um comentário da Vespa sobre seus filhos, ela de desestabilizou e matou alguns dos Vingadores, entre eles o Visão, Homem-Formiga e Gavião Arqueiro. O Doutor Estranho apareceu após sentir um distúrbio na magia, e tentou utilizar o Olho de Agamotto, o que aparentemente lhe mostrou uma lembrança tão horrível que a fez entrar em um estado catatônico. Magneto de repente apareceu para resgatar sua filha e trazê-la para Genosha, para que o Professor X pudesse ajudá-la.


Os Vingadores e X-Men se reunirão para debater sobre o futuro de Wanda, que ficava tentando reviver o Visão. Ao distorcer a realidade ela acabou criando a Dinastia M, onde os Vingadores que ela havia matado estavam vivos de novo, e nesse novo mundo os mutantes era maioria e os humanos minoria. A realidade alternativa recebeu esse nome pois era governada por Magneto, já que Wanda decidiu fingir ser uma humana dedicada aos seus filhos. Após uma discussão entre Magneto e Pietro, ela mudou o mundo de volta à sua forma original, mas tirou os poderes de 90% de toda a população mutante, sendo responsável por muitas mortes. Os mutantes sobreviventes e os ex-mutantes referiram-se a isto como o

"Dia-M: o pior dia na história dos mutantes".

Quando a realidade paralela finalmente foi destruída, Wanda pronunciou a infame frase “chega de mutantes”, dizimando os mutantes da Terra principal. Acidentalmente, ela também fez com que as almas de seus filhos da Dinastia M reencarnassem em dois garotos: Billy Kaplan e Thomas Shepherd. Após se juntarem aos Jovens Vingadores, os garotos descobriram sua verdadeira origem e, desde então, têm se feito presentes em grandes eventos da Marvel, incluindo Guerra Civil, Invasão Secreta e Eixo.


NO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL (MCU)

Wanda Maximoff e seu irmão Pietro fizeram sua primeira aparição no MCU no filme A Era de Ultron, onde inicialmente foram apresentados como antagonistas que trabalhavam para a Hydra, mas após os acontecimentos de Sokovia, Pietro morreu e Wanda entrou para os Vingadores.


Interpretada por Elizabeth Olsen, os poderes de Wanda foram descritos inicialmente como uma consequência de experimentos da Hydra utilizando as Joias do Infinito, mas como visto em WandaVision, ela já era capaz de controlar a Magia do Caos antes de entrar para a Hydra.



estelar tfp.png