the feminst patronum logo

Conheça Tina Turner | A "Rainha do Rock 'n' Roll"

Conheça os altos e baixos da cantora que foi homenageada com uma boneca Barbie


Tina Turner é uma cantora, compositora e atriz suíça nascida nos Estados Unidos. A cantora, hoje no auge de seus 82 anos teve uma vida bem conturbada, o que - trazendo para o Brasil - tem aspectos semelhantes aos vividos por Elza Soares, uma vida de sucesso regada a traumas, espancamentos, violência sexual e psicológica.


Além do estresse pós-traumático, Tina revelou que já sofreu um derrame em 2013, e foi diagnosticada com câncer intestinal em 2016.


Com seu relacionamento com o produtor alemão Erwin Bach, em 2013 assinou a declaração em que renunciou à cidadania americana, obteve nacionalidade suíça e vive no país até hoje em uma mansão em frente ao Lago Zurique.


Uma das mulheres mais importantes da música, acrescenta em seu currículo oito prêmios Grammy e venda de mais de 100 milhões de discos. Este ano, ainda foi homenageada com boneca Barbie, desenvolvida para comemorar os 40 anos da música ‘What’s Love Got To Do With It’, um de seus maiores hits.


Filmografia

Tina já participou de filmes biográficos, como:Tina’ (2021, HBO). Interpretou a si mesma em alguns longas, como no caso do documentário ‘The Beatles and World War II’ (2016), além de uma breve participação em franquias como 007 e Mad Max (1985).


Principais Faixas

What's Love Got to Do with It (1984) que recebeu quatro Grammys: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Clipe Feminino e Melhor Performance Vocal Pop Feminina.


We Don’t Need Another Hero (1985) indicada ao Prêmio Globo de Ouro de Melhor Canção Original e ao MTV Video Music Award como Melhor Clipe Feminino.


The Best (1989) indicada ao Brit Award como Melhor Vídeo Britânico.


I Don't Wanna Lose You (1989).


Proud Mary (1970). Apesar de ser composta e lançada originalmente pela banda californiana Creedence Clearwater Revival, foi com a versão de Tina em parceria com o ‘pioneiro do rock'n'roll’ e ex-marido Ike Turner, que levou um grammy de Vocal R&B Duo/Grupo.