the feminst patronum logo

Conheça Sam Wilson, o Falcão

Samuel Thomas "Sam" Wilson foi criado por Stan Lee e Gene Colan, tendo sua primeira aparição em Captain America #117 (1969). O Falcão é o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. Conhecido por ser o parceiro do Capitão América, ele também já fez parte dos Vingadores. No Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) é interpretado por Anthony Mackie.

saiba quem é o falcão da marvel

Origem dos quadrinhos


Sam Wilson inicialmente ficou conhecido por ser o criminoso "Snap", e após retornar de uma viagem do Rio de Janeiro mudou o codinome para "Falcão" pois dizia ter encontrado seu mascote, o falcão Asa Vermelha.


Ao ser dominado pelo Caveira Vermelha, ele ganhou poderes telepáticos com aves, através do cubo cósmico. Anos depois, Sam se rebelou e juntou forças com o Capitão América para derrotar o vilão Caveira Vermelha, logo depois ele foi aceito como aprendiz e parceiro do Cap.


Agora, como aprendiz e parceiro do Capitão América, Sam Wilson ganhou asas mecânicas projetadas pelo Pantera Negra. Falcão deixou de ser parceiro do Capitão América quando foi nomeado o líder dos super-agentes da S.H.I.E.L.D.


Ao ser recrutado por Henry Peter Gyrich para fazer parte da equipe Vingadores, o Falcão percebeu que era um dos poucos negros da equipe e que estava lá só para ser usado como símbolo, então ele deixou o grupo.


Em "Vingadores: A Queda", Falcão é desestabilizado pela Feiticeira Escarlate e volta a ser "Snap". Retornou a trabalhar com o Capitão América depois de ter sido estabilizado, mas o relacionamento dos dois estava desgastado, então Falcão largou tudo e foi para Genosha, retornando apenas para os acontecimentos de Guerra Civil.


Já nos eventos de Guerra Civil, Falcão fica do lado do Capitão América contra a Lei de Registro de Super-Humanos e teve um papel de liderança nos Vingadores Secretos. Após a morte de Steve Rogers, Sam Wilson fez seu registro no governo e ficou responsável pela segurança do Harlem, tendo contato com os Novos Vingadores.


Durante uma luta de Capitão América e o Prego de Ferro, Steve acabou ficando sem o seu Soro do Super-Soldado, rapidamente envelhecendo em um homem velho. Rogers passou o seu legado para Sam, o qual se tornou o Novíssimo Capitão América.


Sam cortou seus laços com a S.H.I.E.L.D. após uma série de eventos desencadeados pelo hacker conhecido como Sussurrador, o qual havia vazado os planos da S.H.I.E.L.D. para criar um Cubo Cósmico, um projeto que Sam se opôs publicamente. A separação de Wilson de seus superiores deu outro passo quando ele decidiu parar de trabalhar para o governo, deixando o manto do Capitão América.


Poderes

  • Seu único superpoder é a telepatia com os pássaros

  • Armadura projetada pelo Pantera Negra, feita de Vibranium

  • Instrutor de pássaros e pequenos roedores

  • Ótimo no combate corpo-a-corpo, sendo treinado pelo Capitão América

  • Grande intelecto quando se trata de tecnologia e química

estelar tfp.png