the feminst patronum logo

Conheça Nia DaCosta: A diretora por trás de ‘A Lenda de Candyman’

Dia 26/08 chegou aos cinemas o filme ‘A Lenda de Candyman’ (continuação do filme ‘O Mistério de Candyman’, de 1992) o longa que, apesar de levar junto de si o nome de Jordan Peele no pôster, foi dirigido e escrito por Nia DaCosta, mas, afinal, quem é esta mulher? Você sabia que ela também está responsável pela sequência do filme da Capitã Marvel? Neste artigo será possível conferir um pouca da vida e carreira de DaCosta.

Nascida em 8 de novembro de 1989, Nia sempre despertou interesse pela carreira de escritora, no entanto, só depois de assistir ao filme ‘Apocalypse Now’ ela decidiu se envolver com cinema. Filmes dos anos 70 junto de diretores como Martin Scorsese, Sidney Lumet, Steven Spielberg e Francis Ford Copolla foram suas inspirações (sendo Scorsese a maior de todas), aliás, após se matricular na New York University Tisch School of the Arts, DaCosta acabou conhecendo Martin enquanto trabalhava como assistente de produção de TV.


Sua filmografia e carreira

Diferente de outros diretores (e diretoras), a carreira de Nia está ainda no começo, seu primeiro curta foi feito em 2009 e se chama ‘The Black Girl Dies Last’ (A Garota Negra Morre no Final), que, aliás, está disponível no youtube e, além de já dar a entender o tipo de cinema que ela iria vir por fazer, é extremamente engraçado, já em 2018, ela dirigiu e escreveu ‘Little Woods’, um longa de western (nome em inglês dado a filmes de faroeste) de suspense policial que possui no elenco as atrizes Tessa Thompson e Lily James. Agora em 2021, tivemos a estreia de seu segundo longa (A continuação do filme ‘A Maldição de Candyman’), e em 2020 foi confirmado que ela irá dirigir ‘Capitã Marvel 2’.


É correto dizer que, devido a sua filmografia atual e a confiança que a Marvel depositou nela, Nia não é uma diretora qualquer e a tendência é que seu nome cresça cada vez ainda mais, nos resta apenas aguardar.


Posts recentes

Ver tudo