the feminst patronum logo

Conheça Bucky Barnes, o Soldado Invernal

James Buchanan "Bucky" Barnes foi criado em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby, tendo sua primeira aparição no quadrinho Captain America Comics #1, quando a Marvel se chamava Timely Comics. No Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) é interpretado por Sebastian Stan.

quem é o soldado invernal bucky barnes
Sebastian Stan como Soldado Invernal

Origem dos quadrinhos

James era um órfão, filho de um ex-soldado que morreu em batalha, e por isso foi adotado como mascote da tropa. Lá ele conheceu Steve Rogers, um soldado que apareceu na região a mesma época que o Capitão América. Um dia Bucky encontra Steve se vestindo como Capitão América e pede para ser o companheiro do herói.


Capitão América e Bucky Barnes lutaram contra os nazistas até o final da guerra, e criaram o "Esquadrão Vitorioso", onde nos anos 70 daria início aos "Os Invasores". Bucky também era o líder dos "Young Allies" e foi quem organizou o grupo "Liberty Legion".


No final da Segunda Guerra Mundial, Bucky e Capitão América estavam em uma missão para deter o Barão Zemo de roubar um avião, mas havia uma armadilha com explosivos que fez com que esse avião caísse no mar. Em The Avengers vol. 1 #4 (1964), escrito por Stan Lee, descobrimos que o Capitão América ficou congelado e que Bucky morreu, a partir disso ele só aparece em flashbacks.


Em 2005 foi revelada a verdadeira identidade do Soldado Invernal, e descobrimos que Bucky Barnes havia sido resgatado do fundo do oceano sem memórias pela União Soviética e transformado em um assassino com um braço biônico. Ele cometeu vários assassinatos políticos com enormes efeitos sobre a Guerra Fria.


Após ser resgatado do oceano, Bucky não lembrava quem era, e isso facilitou que a União Soviética realizasse inúmeros experimentos com ele, até que se tornasse um grande assassino a sangue frio. Ao longo dos anos o Soldado Invernal foi desenvolvendo uma instabilidade mental e começou a se revoltar contra tudo que ele era obrigado a fazer, até que decidiram o manter em imobilismo, o que resultou em envelhecimento retardado, por isso ele tem a mesma aparência de quando sofreu o acidente de avião.


Com os acontecimentos de Guerra Civil e a morte de Steve Rogers, o diretor da SHIELD, Tony Stark (Homem de Ferro), denominou que Bucky iria assumir o manto do herói americano. Além do escudo ele também usava armas, como uma pistola, uma faca e seu braço biônico. Sua companheira de aventuras é a Natasha Romanoff (Viúva Negra).


Poderes

  • Força, agilidade e resistência sobre-humanas

  • Hábil atirador

  • Acrobacias

  • Longevidade

  • Assassino perito

  • Mestre em combate corpo-a-corpo

  • Perito em armas de fogo/brancas e táticas de espionagem

estelar tfp.png