Conheça Barbara Gordon



De Batgirl a Oráculo, de parceira do Batman a líder de sua própria equipe. Descubra aqui quem é um dos maiores membros atuais da bat-família: Barbara Gordon.



Batgirl





Barbara é uma jovem bibliotecária, extremamente inteligente e com uma ótima memória fotográfica, que teve sua estreia no mundo dos quadrinhos em 1967, na edição #359 de Detective Comics, criada por Garner Fox e o desenhista Carmine Infantino.


Sua história como Batgirl começa quando ela decide ir a uma festa fantasia vestindo uma versão feminina da roupa do Batman. Quando o vilão Mariposa Assassina aparece para sequestrar Bruce Wayne, Barbara consegue impedir que isso aconteça, chamando, assim, a atenção do próprio Batman.


Por ser filha do Comissário da polícia da cidade de Gotham, James Gordon, Barbara conseguiu acesso a informações sobre o Batman e começou uma investigação sobre o vigilante.


Barbara passa então a se vestir com o uniforme de Batgirl e se aventurar em missões contra criminosos, atraindo a atenção do vigilante novamente para si.


Após certa relutância pela parte do Batman, Barbara se junta ao Cavaleiro das Trevas e o Robin (na época Dick Grayson), para começarem a trabalhar juntos.



Oráculo



A Piada Mortal


Em um dos arcos mais famosos da DC Comics, chamado A Piada Mortal (1988), de Alan Moore, o Coringa decide fazer uma visita à casa de Barbara em uma noite e, quando a jovem abre a porta, ele atira nela, deixando Barbara Gordon paraplégica.


A ideia do Coringa era provar seu ponto de vista que um simples dia ruim consegue tirar a sanidade de qualquer um, logo, para torturar James Gordon, ele machuca sua filha e obriga o comissário a assistir as cenas.


Como Barbara é extremamente inteligente, e possui amplo conhecimento em computadores e eletrônicos, ela decide colocar em prática seu lado hacker assumindo a identidade de Oraculo, prestando serviços aos heróis em ação.


Mas não apenas de computadores viveu a heroína em seu período como Oráculo. Richard Dragon a ensinou uma arte marcial com bastões, para que ela pudesse, também, se defender na cadeira de rodas.



Aves de Rapina





Como Oráculo, Barbara forma um time de heroínas conhecido como Aves de Rapina.


Inicialmente, Barbara utilizava os serviços da Canário Negro (Laura Lance) como agente em campo, combatendo terroristas e tráfico de drogas, mas, com o tempo, a Caçadora, Helena Bertinelli, foi introduzida, formando a equipe.



Outras Batgirls



Cassandra Cain como Batgirl


Durante o tempo em que Barbara esteve na cadeira de rodas, outras pessoas vestiram o manto de Batgirl.


Cassandra Cain, após salvar a vida do Comissário Gordon, recebe o convite para se tornar Batgirl, com a benção da Barbara e do Batman.


Tempos depois, Cassandra passa o manto de Batgirl para Stephanie Brown, que por sua vez, também já havia assumido o manto de Robin. Stephanie apenas deixa o manto de Batgirl devido ao início dos Novos 52.



Retorno como Batgirl




Durante os acontecimentos dos Novos 52, a DC Comics repaginou alguns de seus personagens e alterou o desenvolvimento de outros, e com Barbara Gordon não foi diferente.


Em 2011, Gail Simone assume a revista mensal da heroína com a responsabilidade de recuperar a Batgirl favorita do público.


Barbara recupera o movimento de suas pernas após passar por uma cirurgia experimental que reconstituiu sua espinha cervical. Ela se reúne com sua companheira de Aves de Rapina, Canário Negro, e com a Mulher-Gato para um arco de 51 edições.


Alguns anos depois, com o início do Renascimento na DC, Barbara ainda continua com o manto de Batgirl nos quadrinhos, e o mesmo vem se mantendo até as edições atuais.



Qual a sua fase favorita de Babara Gordon nos quadrinhos? Fala pra gente nos comentários!




  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2020 por The Feminist Patronum.