the feminst patronum logo

Comemorando os 10 anos de "Gravity Falls"

A série animada estreou no Disney Channel em 2012 e está disponível com exclusividade no Disney+


Criada pelo americano Alex Hirsch, “Gravity Falls” conta com duas temporadas e apresenta a história dos irmãos Dipper e Mabel Pines que são enviados para passar as férias na casa de seu tio-avô Stanley na misteriosa e paranormal cidade de Gravity Falls, no Oregon. Nos episódios, os irmãos ajudam o tio Stan na administração da Cabana do Mistério e a resolver os mistérios da pequena cidade.


Ao longo dos anos em que foi exibido, a série recebeu sete prêmios e foi indicado para outros 21. Dentre as premiações mais importantes estão: Melhor Programa de Televisão Animado do Annie Awards® de 2015 e Melhor Direção em uma série animada do Annie Awards® de 2016.


Os personagens são inspirados em pessoas reais

Alex Hirsch, criador da série, criou os irmãos Dipper e Mabel Pines inspirados nele mesmo e em sua irmã gêmea Ariel. O terceiro personagem central, Tivô Pines, também é baseado no avô dos gêmeos. Soos Ramirez foi criado pensando em Jesus Chambrot, um colega de turma de Alex. Até mesmo o porquinho Waddles existe na realidade! Ele foi inspirado no porco de estimação de uma das roteiristas da série.


A origem da cidade de Gravity Falls

Alex criou Gravity Falls inspirado na cidade de Boring, no Oregon. Quando criança, o criador da série fazia diversas viagens com sua família para o noroeste dos Estados Unidos e sempre passava pela pequena cidade que, em português, pode ser traduzida como “entediante” - visão que Alex tenta reverter da cidade a enchendo de aventuras e mistérios.


Elenco de voz original e especial

Em um dos episódios da série, Wabbles, o porquinho de estimação de Mabel, ganha uma superinteligência e cria uma máquina que lhe permite falar. Na ocasião, quem dublou o animal nos Estados Unidos foi o astrofísico Neil deGrasse Tyson. Além disso, outros nomes como Nathan Fillion, J.K. Simmons, Lance Bass dos N'Sync, Alfred Molina, Mark Hamill, T.J. Miller e Louis C.K também já fizeram participações na série com suas vozes.


Dublagem nacional

Já o elenco de voz nacional de “Gravity Falls” conta com nomes como Thiago Keplmair como Dipper, Marcelo Pissardini como Tivô Pines e Bianca Alencar como Mabel. Bianca, inclusive, começou na carreira de dubladora aos 11 anos de idade e já emprestou sua voz para produções como Ponte para Terabítia (2007), Dr. House (2004-2012) e Sunny Entre Estrelas (2009-2011). Recentemente, a dubladora tem ganhado destaque como influenciadora digital, contando com mais de seis milhões de seguidores em suas redes sociais (Youtube, Instagram e TikTok).


Por trás dos roteiros

O processo de criação dos episódios de Gravity Falls era sempre uma junção de ideias de todos que faziam parte da equipe. Alex contava para os roteiristas apenas a base de como ele imaginou cada capítulo e cada um escrevia sua versão. Depois, o melhor de cada roteiro era juntado com o objetivo de criar um episódio perfeito e coletivo. Todo esse criterioso caminho que Alex usava para a criação de sua obra fazia cada capítulo levar cerca de seis meses para ser produzido. Um verdadeiro trabalho em equipe!




thheeeee feeeeem (1).png