Carmen Sandiego na Netflix!

Atualizado: 11 de Fev de 2019

A nova série de animação da Netflix apela para o público infantil, mas tem potencial para agradar pessoas de todas as idades!




ORIGEM


Carmen Sandiego ficou conhecida em 1985 quando seu primeiro game (Where in the World is Carmen Sandiego?) foi lançado. No jogo, o jogador precisava ir em cenas de roubo e seguir pistas para saber o próximo destino do ladrão. Uma das últimas missões mostrava que Carmen era também uma ladra, e sua prisão “zerava” o jogo.


Game: Where in the World is Carmen Sandiego?

A partir daí a personagem virou a ladra mais famosa dos videogames e múltiplas versões de seu game foram lançadas – Where in the USA is Carmen Sandiego? Where in Europe is Carmen Sandiego? Where in Time in Carmen Sandiego? Etc. Todos acabavam da mesma forma: Carmen sendo presa.


Em 5 de fevereiro de 1994 Carmen apareceu pela primeira vez nas telinhas. ‘Where on Earth is Carmen Sandiego?’ teve quatro temporadas e foi transmitida pela FOX em sua programação infantil. O desenho seguia Ivy e Zack, dois detetives mirins da ACME, e suas aventuras pelo mundo atrás de Carmen.


Série animada: Where on Earth is Carmen Sandiego?

O mais legal é que não importa a versão, game ou desenho animado, Carmen trazia sempre um conteúdo informativo e educativo. Matemática, geografia e até mesmo línguas são algumas matérias utilizadas no projeto.



A SÉRIE


Para ser sincera, comecei a assistir a série bem relutante e com baixas expectativas.


Diferente de muitos, nunca havia jogado o game da personagem e sabia muito pouco sobre a mesma. No final do primeiro episódio, contudo, eu já queria ser Carmen Sandiego – ou pelo menos amiga dela!


Dessa vez, Carmen é uma adolescente que quando ainda bebê foi abandonada em Buenos Aires e encontrada por um dos integrantes da V.I.L.E – uma academia para ladrões profissionais. Ela passa então a ser criada dentro dessa instituição, vivendo em uma ilha secreta e conhecendo o mundo apenas através de livros.


Carmen Sandiego na Netflix

Os dois primeiros episódios servem para nos situar dos acontecimentos que levaram Carmen a se tornar a ladra mais procurada não só pela Interpol, mas pela própria V.I.L.E. Com isso os episódios restantes focam em aventuras distintas nos mais variados lugares do mundo contra diferentes personagens – o que, na minha opinião, funcionou muito bem.


Além de trazer de volta personagens como Player e os irmãos Ivy e Zack, a série contém uma das principais características das antigas versões: o material educativo. O mesmo é distribuído pelos episódios de forma sutil e descontraída, sem que pareça que estamos assistindo a uma aula-online.



A dublagem americana da animação conta com Gina Rodriguez (Carmen Sandiego) e Finn Wolfhard (Player), então acredito que para os fãs dos atores tenha sido uma experiência bacana apenas escutar ao trabalho de seus ídolos. Com vocabulário simples e diálogos engraçados, a dublagem americana é um ótimo exercício para quem está aprendendo a língua ou tentando se aperfeiçoar. A nossa dublagem brasileira também não fica para trás, contendo vozes conhecidas e traduções extremamente coerentes.


No geral, a animação Netflix é bem dinâmica e os episódios são curtos e fáceis de assistir. Você vai assistindo um atrás do outro e quando vê (infelizmente) já acabou a temporada!


Ah, e de quebra você ainda leva uma música de abertura maravilhosa!


Where in the world is Carmen Sandieeeeegooo?


Carmen Sandiego já está disponível na Netflix!






nossa equipe tfp.png
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2020 por The Feminist Patronum.