the feminst patronum logo

Breve história das artistas mulheres | Dica de livro!

A indicação de hoje vem recheada de história, resistência e luta, o que já “normal” quando pautamos o mundo das mulheres. “Breve história das artistas mulheres” da autora Susie Hodge é o que você precisa conhecer sobre a história por trás de grandes pintoras.


O livro reúne nomes de grandes e importantes pintoras que estiveram presente em todos os períodos artísticos e que não são citadas e/ou reconhecidas por mérito por terem sido tão talentosas quanto os artistas masculinos da época em que viveram.


Quando puxamos na nossa memória o nome de uma dúzia de grandes pintoras mulheres, é muito difícil nomear alguém além de Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Isso porque o machismo estrutural apagou a trajetória e trabalho de grandes artistas que existiram e resistiram bravamente para ter seus trabalhos feitos e reconhecidos.


Susie Hodge, autora do livro ‘Breve História da Arte’, lançou em 2021 uma coletânea de bolso que reúne grandes mulheres das pinturas em uma linha do tempo impecável. O livro, bem ilustrado com as pinturas de algumas dessas mulheres, traz um panorama histórico do período vivido por estas artistas, começando no renascimento e finalizando em dias atuais.


‘Breve História de Artistas Mulheres’ foi publicado pela Editora Olhares e ilustra com facilidade a trajetória de algumas das mulheres fortes que lutaram bravamente contra o machismo, misoginia, estereótipos e espaço para realizar sua arte.



Compre aqui e ajude o The Feminist Patronum a continuar crescendo!