the feminst patronum logo

As Vidas dos Santos | A "bíblia" do Grishaverso

Atualizado: 21 de abr.

Em As Vidas dos Santos, voltamos para Grishaverso em grande estilo.


Com um livro que poderia facilmente ser a "bíblia" dessa cultura, Leigh Bardugo tira um tempo para nomear e explicar quem cada Santo mencionado nos livros são, com ilustrações de Daniel J. Zollinger que dão vida neste projeto gráfico, capa dura, belíssimo publicado pela Planeta de Livros (Minotauro) no Brasil.



Sejam histórias em cidades já conhecidas pelo fãs, como Ketterdam dos Corvos, Shu Han a natal de Alina ou Ravka onde Sombra e Ossos acontece, o enredo é literalmente o que seu título diz, um livro de contos sobre os santos da mitologia Grisha que acontece ao longo das histórias de Sombra e Ossos, Six of Crows e até o novíssimo King of Scars.


Nomes muito conhecidos marcam presença, como o conto de Sankto Nikolai, padroeiro dos marinheiros e das causas perdidas, sobre um garoto que sobreviveu ao gelo e a fome através de uma ajuda misteriosa do além e fez o seu melhor para retribuir, mesmo quando as pessoas à sua volta não mereciam. Santo que, pasmem, inspirou o nome do nosso príncipe favorito.


Ou como Alina, que após os acontecimentos de Sombra e Ossos, se tornou uma Santa presente nas preces dos órfãos que almejavam mais para si mesmos, uma vez que ela viveu o que eles vivem também. Enquanto ela é a prece dos que acreditam na luz, outro conto, o mais chocante de todos, mostra um jovem que implorava para os Santos o libertarem da crueldade de seu tio e, quando a Dobra se expande por causa do Darkling, engolindo novas cidades e acabando com mais vidas, este jovem, Yuri, foi um (dos muitos), que agradeceram o Santo sem Estrelas por isso.


Ilustrações por Daniel J. Zollinger

Em resumo, As Vidas dos Santos é um livro que acontece dentro de outros livros e que é perfeito para se ter ao lado enquanto lê Six of Crows, Sombra e Ossos ou King of Scars, ao mesmo tempo que é uma aquisição perfeita para a estante do fã do Grishaverso por ser pensado de uma forma que o faça parecer como um livro saído da história original.


Compre aqui e ajude o The Feminist Patronum a continuar crescendo.


estelar tfp.png
thheeeee feeeeem (1).png