As Mudanças no Oscar 2020



A muito tempo é discutido no meio cinematográfico o fato de o Oscar precisar de algumas mudanças. E sim, mudanças chegaram (se essas mudanças eram as que o público queria, é mais difícil dizer) e estarão funcionando oficialmente para a premiação que ocorrerá em 9 de fevereiro 2020. Sem dúvidas, o tema mais polemico que vinha sendo discutido é a possibilidade de filmes originais da Netflix não concorrerem mais no Oscar. Segue as principais mudanças:


1. Originais da Netflix


Corria uma discussão de que os filmes originais da Netflix podiam deixar de concorrer ao Oscar, principalmente depois da vitória de 'Roma', devido serem filmes lançados em um meio mais "modesto" (ou seja, sem grandes lançamentos em cinemas mundialmente) e online, logo não seria lógico concorrerem ao maior premio do meio hollywoodiano, pois destoam dos outros filmes lançados em cinemas. Entretanto, esse argumento não foi acatado, e produções originais da Netflix continuam concorrendo ao Oscar. A explicação dada foi que os esforços dados para a produção de filmes originais do streaming são tão válidos quanto os esforços dos outros filmes, envolvendo diretores, produtores, atores e atrizes trabalhando em conjunto para os projetos. Mas isso não muda os critérios para um filme concorrer à premiação: o filme ainda deve ser exibido em salas de cinema, pois é algo indispensável ao ver da Academia, mas não precisa ser por um tempo longo (ou seja, pode ficar algumas semanas em cinema e logo depois ser lançado em streaming), e não é preciso que seja em grande circuito (ou seja, não precisa de uma grande estreia mundial em diversos cinemas).



2. Melhor Filme em Língua Estrangeira


Agora o prêmio de 'Melhor Filme em Língua Estrangeira' irá se chamar 'Melhor Filme Internacional'. A justificativa dada pelos presidentes da categoria é que o termo antigo se mostrava ultrapassado, e que o novo nome seria mais representativo e traria uma visão mais positiva e inclusiva.


3. Melhor Cabelo e Maquiagem


A categoria de 'Melhor Cabelo e Maquiagem', a partir do ano que vem passará a ter cinco finalistas, em vez de apenas três. Com isso, lista de pré indicados passa de sete para dez concorrentes.



4. Melhor Filme de Animação


A mudança na categoria de 'Melhor Filme de Animação' foi mais procedimental do que uma mudança que realmente causa diferenças. Foi excluída a regra que dizia que para existir a categoria, os oito possíveis concorrentes devem ter estado em cartaz nos cinemas. Essa mudança ocorreu pois se percebeu que sempre há mais de oito filmes de animação elegíveis que foram exibidos nos cinemas.


5. Melhor Curta Metragem (filme e animação)


Outra mudança mais procedimental: agora os filmes indicados da categoria podem ser exibidos em Los Angeles ou em Nova York. Antes, era obrigatório que estes fossem exibidos em Los Angeles.



E aí, quais são suas expectativas para 92ª edição do Oscar?




nossa equipe tfp.png
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2020 por The Feminist Patronum.