the feminst patronum logo

As Agentes 355 | Crítica

Atualizado: 21 de abr.

Tão genérico quanto o próprio medicamento, ‘As agentes 355’ serve um misto de clichês, lutas confusas e (algumas) personagens cativantes.



O longa dirigido por Simon Kinberg (X-men: Fênix negra, X-men: apocalipse) e protagonizado por Jessica Chastain, Sebastian Stan, Lupita Nyong’o, Penélope Cruz, Diane Kruger, Fan Bingbing, apresenta um grupo de agentes que precisam lidar com mercenários que colocaram a segurança mundial em risco. Esse plot principal pode até intrigar quem a lê, mas quando se assiste ao longa sentimos falta de uma demonstração maior desse tal “risco”, não só isso, como também existe a sensação constante de que no filme tudo é tratado de forma superficial.


Seu desenvolvimento, tanto dos personagens, quanto do próprio roteiro, opta por coisas previsíveis e clichês vistos em muitos outros filmes de ação e espionagem. As cenas de luta possuem o recurso de “câmera na mão” e contém momentos de zoom excessivo. Isso, além de transpassar uma confusão, dificulta o foco e entendimento do que está acontecendo em cena, sem contar que em umas destas tudo fica simplesmente escuro, só sendo possível ouvir os tiros e feixes de luz que as armas produzem e quando a claridade retorna todos os antagonistas da cena foram nocauteados e submetidos, ou seja, é obvio que o diretor só gritou “corta” pediu para que machucados, posições e carões de “bad ass” fossem feitos e depois rodou o filme novamente.


Os personagens cumprem com o que foi exigido deles, e os destaques ficam para Sebastian Stan, Penélope Cruz e Lupita Nyong’o, estes roubam a cena e conseguem esbanjar um pouco de carisma e presença de tela, o resto do elenco, por outro lado, falham nisso e se tornam facilmente esquecíveis.


É correto dizer que existem filmes muito superiores a este, mas seria injusto afirmar que ele não diverte e distrai o espectador durante suas 2 horas e 4 min. Vale lembrar também que o gênero de ação passou anos sendo protagonizado por homens e ver mulheres tomando um pouco desse espaço é sempre muito satisfatório.


‘As Agentes 355’ estreia dia 20 de janeiro, com exclusividade, nos cinemas.



estelar tfp.png
thheeeee feeeeem (1).png