7 Documentários Brasileiros interessantes para se assistir!

O Brasil possui um acervo grande de filmes, mas também produz muitos documentários, pensando nisso, lhes apresento, em forma de lista, 7 documentários fantásticos:


1- ‘Democracia em Vertigem’ (2019)

Disponível da Netflix, dirigido por Petra Costa e indicado ao Oscar 2020 na categoria “Melhor Documentário de Longa-Metragem”, acompanha a os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff, o julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva e outros eventos desse período histórico conturbado.


2- ‘Estamira’ (2006)

Uma trabalhadora, com distúrbios mentais, do aterro sanitário de Jardim Gramacho (Rio de Janeiro) chamada Estamira Gomes de Souza filosofa sobre a vida, Deus, o trabalhos e outras reflexões existencialistas, tudo isso com uma mistura de lucidez e loucura. O documentário foi dirigido por Marcos Prado e com o produção de Jose Padilha.


3- ‘Fé’ (1999)

O filme documentário de longa-metragem, de Ricardo Dias, enfoca na fé e sua diversidade em nosso país e foi premiado no festival de Biarritz, na França.


4- ‘O Sal da Terra’ (2015)

Win Wenders e Juliano Salgado te conduzem pela trajetória do fotografo brasileiro Sebastião Salgado. Apesar de ter sido indicado ao Oscar 2015, infelizmente não ganhou o prêmio.


5- ‘Ônibus 174’ (2002)

Ao unir cenas de televisão e registro da vida do sequestrador, o documentário registra um sequestro que ocorreu em um ônibus na cidade do Rio de Janeiro em outubro de 2000.


6- ‘Ilha das Flores’ (1989)

O curta, com direção de Jorge Furtado, acompanha um tomate desde sua colheita até seu fim, partindo dessa premissa, o documentário nos conduz pela reflexão de como os seres humanos tratam-se uns ao outros.


7- ‘Um Crime Entre Nós’

Adriana Yanês, de forma provocativa expõe e investiga o mercado de exploração sexual de crianças e adolescentes, passando por universos reais e virtuais.



Hoje é sexta, e Dia do Documentário brasileira, então fica ai a dica (ou desafio): O que acha de assistir todos esses para ampliar seu repertorio, ou...apenas para conhecer?



  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2020 por The Feminist Patronum.