6 livros com personagens LGBTQ+ para você conhecer

Quantos livros sobre personagens queer você já leu?



Independente da sua resposta, essa é uma provocação necessária quando falamos sobre representatividade, identidade de gênero e sexualidade, especialmente no mês do orgulho LGBTQ+.


Pensando nisso, separei alguns títulos (que estão disponíveis no Brasil) para você conhecer novas histórias.


O mau exemplo de Cameron Post

Emily M. Danforth


Após perder os pais em um acidente, Cameron é forçada a morar com Ruth, sua tia religiosa, e a avó. Após ser flagrada beijando uma garota, ela é mandada para um acampamento de conversão para ser “curada” de sua homossexualidade. Entre negar o que sente e viver de acordo com as próprias regras, a adolescente entra em uma jornada de autodescoberta.


O livro foi adaptado para o cinema em 2019, com direção de Desiree Akhavan e protagonizado por Chloë Grace Moretz. Leia.


Um milhão de finais felizes

Vitor Martins


Quando conhece Arthur, Jonas passa a questionar por quanto tempo mais conseguirá fingir ser uma pessoa diferente de quem é para seus pais conservadores. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), o rapaz começa a entender o significado de família e amizade. Leia.


Todos, nenhum: simplesmente humano

Jeff Garvin


Sendo gênero fluido, Riley Cavanaugh se identifica mais como um menino em alguns dias, mais como uma menina em outros, ou até mesmo como um pouco dos dois. Mas o fato é que quase ninguém sabe disso. Ao ser rotulado como “aquilo” e sofrer bullying em duas escolas diferentes, Riley decide criar um blog para expor sua angústia e tudo o que tem reprimido sob o pseudônimo Alix. Leia.


Rainhas Geek

Jen Wilde


É hora de conhecer as histórias de duas melhores amigas: Charlie e Taylor. A primeira é youtuber, atriz, bissexual e uma das atrações principais da Supa Con, a convenção de cultura pop mais famosa do mundo - o evento que pode mudar sua imagem com a mídia. Já Taylor quer ser invisível, mas começa a repensar sobre seu medo de se destacar quando descobre um concurso de cosplay de seu fandom favorito. Leia.


Vermelho, branco e sangue-azul

Casey McQuiston


Filho da presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz é o queridinho da mídia norte-americana e sonha em seguir os passos dos pais. Mas sua visão de mundo muda quando ele precisa encarar o seu primeiro desafio diplomático: fingir ser melhor amigo de Henry, o príncipe britânico mais adorado do mundo - e que ele não suporta. Leia.


Singular

Thati Machado


Noah sempre quis ser um garoto e, durante toda vida, se sentiu deslocado e esperava ser aceito pelas outras pessoas. Assim como muitos garotos, ele também esperava ter alguém com quem dividir absolutamente tudo. A única coisa que ele não esperava era encontrar as respostas que tanto procurava enquanto curtia o carnaval no Rio de Janeiro. Leia.


Se você quer ir além dessas histórias, há uma seleção de livros com protagonistas transsexuais nesta matéria.





  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

© 2020 por The Feminist Patronum.