the feminst patronum logo

5 coisas que não podem ficar de fora em “Viúva Negra”

Mais de 11 anos se passaram desde que Scarlett Johansson (“História de um Casamento”) fez primeira aparição no Universo Cinematográfico da Marvel como Natasha Romanoff, a Viúva Negra, no filme “Homem de Ferro 2” (2010) e somente em 2021, a heroína, que faz parte da formação original dos Vingadores, terá o espaço e reconhecimento que merece nas telonas.


Divulgação: Disney

A personagem esteve presente em mais seis filmes do estúdio, mas somente nos últimos projetos a equipe ouviu as críticas feitas pelos fãs e mudaram a forma como retratam a espiã: "Embora ['Homem de Ferro 2'] tenha sido muito divertido e haja grandes momentos nele, a personagem foi muito sexualizada, sabe? É como se ela fosse um pedaço de algo, como uma posse ou uma coisa, qualquer coisa. Um pedaço de carne, realmente”, analisa Johansson em entrevista ao site Collider.


Dirigido por Cate Shortland, o primeiro filme solo da heroína é ambientado entre os eventos de “Capitão América: Guerra Civil” (2016) e “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e mostra a antiga espiã da SHIELD tendo que reviver os horrores de seu passado antes de se tornar uma Vingadora. Em recente entrevista ao Marvel Studios’ Black Widow: The Official Movie Special Book, a atriz Florence Pugh (“Adoráveis Mulheres”), que interpreta Yelena Belova, diz que o filme fala sobre “mulheres que foram, basicamente, abusadas, e treinadas para serem máquinas assassinas”.

“A Scarlett [Johansson] diz o tempo todo que esse é o momento perfeito para contar esta história. E não estamos fugindo do fato de essa ser essencialmente uma história sobre mulheres tomando suas vidas de volta”, explicou.


O filme chega aos cinemas nacionais e à plataforma de streaming Disney+ na modalidade Premier Access, com o valor adicional de aluguel de R $69,90, no dia 8 de julho. Antes da estreia, selecionamos 5 coisas que não podem ficar de fora em “Viúva Negra”:


1. Relação da Natasha com a família

Em “Vingadores: Ultimato” (2019), Natasha sacrifica sua vida para salvar a família de heróis com quem lutou lado a lado para proteger o planeta, mas o que muitos não imaginavam é que ela teve um laço tão forte com outras pessoas no passado.

O trailer do filme já mostrou os primeiros momentos da reunião da Viúva com sua irmã caçula Yelena Belova, personagem que apareceu nas HQs pela primeira vez em Inhumans #5 (1999), sendo conhecida por também ter adotado o codinome Viúva Negra.

As prévias também mostram as irmãs lutando ao lado de Melina Vostokoff (Rachel Weisz, de “A Favorita”), conhecida como A Dama de Ferro, e que assume o papel de figura materna da dupla. Já a figura paterna será vivida por Alexei Shostakov (David Harbour, de “Stranger Things”), também conhecido como O Guardião Vermelho, um experimento da União Soviética em contrapartida ao que criou o Capitão América (Chris Evans, de “Entre Facas e Segredos”).


2. Espionagem

Natasha foi apresentada no MCU como uma espiã que tem a habilidade de enganar, mentir e manipular até conseguir arrancar de seus inimigos os segredos e informações sigilosas que precisa, no entanto vimos pouco dela em ação.


No segundo filme de Tony Stark (Robert Downey Jr.), ela se infiltra na companhia do herói como assistente a serviço de Nick Fury (Samuel L. Jackson) e em "Os Vingadores" (2012) ela aparece usando toda sua aptidão para interrogar o Loki (Tom Hiddleston) e descobrir seu verdadeiro plano para desestabilizar o grupo.

3.Programa das Viúvas Negras

Na trama, já foi confirmado que diversas mulheres passaram a vida sendo treinadas pela União Soviética para se tornarem assassinas frias e calculistas a serviço do governo. Natasha Romanoff é uma das poucas que conseguiram escapar do local e dos abusos, mas muitas outras não tiveram a mesma sorte.


A história também pode fazer referência a série "Agente Carter” (2015), que abordou a história do "Programa das Viúvas" com a aparição de Dottie Underwood (Bridget Regan), que fez parte do Programa Viúva Negra.


4. Afinal, o que aconteceu em Budapeste?

Desde que Clint Barton disse a frase "eu e você lembramos de Budapeste de uma maneira bem diferente" no primeiro filme dos Vingadores, os fãs dedicam muito tempo criando teorias a respeito do qual aventura Viúva Negra e