the feminst patronum logo

30 Easter Eggs em The Batman

O site da DC comics reuniu vários Easter Eggs do novo filme do Batman e diversas produções por aí (HQ’s, seriados e outros). A lista conta com 30 referências


ATENÇÃO: Se você ainda não assistiu The Batman, já deixo avisado que esse texto tem MUITOS spoilers!


Vamos a lista:

1- Há uma reportagem no muro do prefeito Mitchell sobre a prisão de Sal Maroni, mafioso de Gotham que remonta a Detective Comics # 66.

2- A narração de Bruce Wayne tem forte semelhança com o clássico Batman: Ano Um.

3- Jay Lycurgo, que interpreta Tim Drake em Titãs da HBO Max, aparece no filme como membro de uma gangue. De acordo com uma entrevista de Jay à dccomics.com, nem os produtores de Titãs sabiam que ele estaria no filme, então não, não há nenhuma conexão entre as produções.


4- Quando um criminoso pergunta quem ao Batman, ele responde "vingança". A fala foi retirada do confronto de Batman com Pinguim na graphic novel Batman: Earth One.



5- Os oficiais do GCPD que investigam o assassinato do prefeito Mitchell são da Delegacia 39, referência a 1939, ano em que Batman estreou em Detective Comics #27.

6- Ainda sobre Mitchell durante a investigação da cena do crime em sua parede há um jornal “Gotham Gazette”, responsável por noticiar os moradores de Gotham desde o Batman #4 de 1941.

7- O corrupto Comissário Pete Savage do GCPD pode ser visto na série de televisão Batman de 1966. Lá, um homem chamado Pete Savage era um membro da elite de Gotham. Embora não confirmado pode ser referência, não apenas uma coincidência.

8- Esta versão de Bruce Wayne vive no edifício Wayne Enterprise, com uma Batcaverna improvisada embaixo, homenagem à Idade do Bronze, onde Batman tinha uma configuração semelhante.

9- O papel de Alfred Pennyworth em The Batman remete ao visto em Batman: Earth One. A barba de Alfred, sua bengala, seu relacionamento com Bruce e sua atitude são tirados de lá.


10- A boate Iceberg Lounge tem sido o reino do Pinguim desde que foi vista pela primeira vez em Detective Comics #683.

11- Ao visitar o Iceberg Lounge, Batman descobre que um oficial do GCPD (William Kenzie) é corrupto. Kenzie foi introduzido pela primeira vez em Gotham Central #32.

12- Falcone conta que Thomas Wayne salvou sua vida enquanto o jovem Bruce assistia em silêncio. A cena pode ser vista em Batman: The Long Halloween #9 e na recente adaptação animada.


13- A região de East End de Gotham (onde acontece o filme) é vista pela primeira vez em Batman #404, e é onde o Cavaleiro das Trevas conheceu a Mulher-Gato na continuidade pós-crise.

14- Se seus olhos forem rápidos, poderá ver um easter egg nas placas enquanto o Batmóvel persegue o Pinguim. Em uma placa há Robinson Bridge, que provavelmente é uma referência a Jerry Robinson, um dos principais artistas da Era de Ouro da DC. Robinson criou muitos personagens e conceitos clássicos do Batman. Como o visto abaixo:



15- A campanha para prefeito de Thomas Wayne é vista em Batman: Earth One.

16- No escritório de Bruce Wayne há um busto de William Shakespeare. Na série de televisão Batman de 1966, Bruce decorou da mesma maneira e o busto ativava uma entrada secreta para a Batcaverna.

17- Se tem olhos atentos pode ter notado na etiqueta no pacote que o Charada envia para Bruce – antes de explodir, claro - o endereço da mansão Wayne. Parece que Bruce mora na Kane Street, uma homenagem ao criador do Batman, Bob Kane.1

18- Em um dado momento Selina revela que Carmine Falcone é seu pai, informação tirada de Batman: O Longo Dia das Bruxas, Batman: Vitória Sombria e Mulher-Gato: Quando em Roma.

19- Alguns fãs podem se surpreender ao saber que o nome de solteira de Martha é Arkham em vez de Kane, mas isto foi retirado de Batman: Earth One, em que lutou com o estigma da doença mental e a reputação controversa de sua família.

20- Durante um dos vídeos do Charada, vemos que Edward Elliot era um repórter que estava investigando o passado de Martha Wayne antes de ser morto. Nos quadrinhos, Edward Elliot é o tataravô de Tommy Elliot, o vilão conhecido como Silêncio. Essa conexão é mencionada em The Batman quando a palavra “Silêncio” aparece na foto de Elliot. Edward Elliot foi mencionado pela primeira vez em Gates of Gotham, uma série limitada que falava das famílias fundadoras da cidade, alvo principal do Charada em seu vídeo.

21- Ainda neste vídeo, mostra brevemente uma carta do escritório de advocacia de Miller e Moore, que provavelmente é uma referência a Frank Miller e Alan Moore, dois dos autores mais aclamados do Cavaleiro das Trevas.

22- Várias regiões de Gotham estão listados nos noticiários durante The Batman, como: Gotham Heights, Blackgate, Port Adams, Grant Park e muito mais. Todos esses locais são dos quadrinhos.

23- Quando Selina vai confrontar seu pai, está vestindo uma roupa muito semelhante à que usou em Batman: Ano Um e, do mesmo modo, sua peruca é removida.

24- Falando da Gata, ao lutar com seu pai, Selina arranha Falcone no rosto, o que também acontece ainda em Batman: Ano Um.


25- Quando a polícia prende o Charada, encontram dois cartões de identificação diferentes: Um Edward Nashton, o outro Patrick Parker. De acordo com Batman: Legends of the Dark Knight #187, Edward Nashton era o nome verdadeiro do Charada antes de mudar para Edward Nygma. Patrick Parker foi um dos muitos pseudônimos que Nygma usou ao longo dos anos.

26- A inundação de Gotham City pelo Charada, foi realizada em Batman: Zero Year de Scott Snyder e Greg Capullo.

27- Com a lei marcial declarada e criminosos governando as ruas, Gotham pode se tornar Terra de Ninguém”, assim como nos quadrinhos depois que um terremoto destruiu a cidade.

28- Charada está encarcerado no Hospital Estadual de Arkham, embora a instalação de saúde mental seja conhecida como Arkham Asylum, esse nome está mais próximo das origens de Arkham. Quando foi visto pela primeira vez em Batman #258, a instalação foi chamada Arkham Hospital.

29- Selina considera ir para uma cidade chamada Blüdhaven. Visto pela primeira vez em Nightwing #1 de 1996. Blüdhaven fica do outro lado da baía de Gotham e é a casa atual de Dick Grayson.

30- No final do filme, Batman decidiu mudar sua declaração de missão de vingança para esperança. Este foi um tema importante na graphic novel Batman: Ego, citada como uma das maiores influências para o filme.



Leia o texto original em: https://www.dccomics.com/blog/2022/03/04/rounding-up-the-easter-eggs-in-matt-reeves-the-batman


CRÍTICA - The Batman | Sombrio, filme aposta em personagens importantes das HQs: https://www.thefeministpatronum.com/post/the-batman-sombrio-filme-aposta-em-personagens-importantes-das-hqs


The Batman | 4 HQs para ler antes do filme: https://www.thefeministpatronum.com/post/the-batman-4-hqs-para-ler-antes-do-filme


estelar tfp.png
thheeeee feeeeem (1).png